O aplicativo WhatsApp para de funcionar, nesta terça-feira (24), em celulares que usam o Android 4.1, conhecido como Jelly Bean. Com isso, usuários de aparelhos que utilizam essa versão de sistema operacional não podem mais ter acesso à plataforma de troca de mensagens.
Agora, somente smartphones que executam o Android 5.0 (Lollipop) e posteriores podem usar a rede social. Em iPhones, o WhatsApp segue suportando o iOS 12 e superiores.
Segundo a empresa ligada à Meta, antes de interromper o funcionamento do aplicativo, os usuários afetados são notificados sobre o fim da compatibilidade.
"Para acompanhar os últimos avanços tecnológicos, o WhatsApp deixa de ser compatível com sistemas operacionais mais antigos regularmente, com o objetivo de concentrar nossos recursos em oferecer suporte para sistemas mais recentes", justifica a plataforma.
Como a rede social e o Google, responsável por desenvolver o sistema Android, não fornecem uma lista de celulares que ainda usam a versão 4.1, o Diário do Nordeste detalha, abaixo, como o usuário pode identificar o tipo de Android usado pelo próprio celular.
Como identificar versão do Android do seu celular
Samsung
- Abra as "Configurações";
- Clique em "Sobre o telefone";
- Clique em "Informações do software";
- Busque por "Versão Android".
Motorola
- Abra as "Configurações";
- Clique em "Sistema";
- Clique em "Sobre o dispositivo";
- Busque por "Versão do Android".
Xiaomi
- Abra as "Configurações";
- Clique em "Sobre o telefone";
- Busque por "Versão do Android".