Após o "reaparecimento" da rede social X, usuários da plataforma apontaram instabilidade nos sistemas nesta quinta-feira (19). No DownDetector, sistema que monitora em tempo real problemas e falhas em diferentes tipos de serviços, a presença de erro no login do aplicativo se tornou uma das principais reclamações.
Às 10h27, foi registrado um pico de 93 notificações no relatório sobre o X. “Agora acabou-se, está dando erro ao entrar no X. Não consigo chegar à página principal, demorou muito tempo para responder”, relatou um usuário na sessão de reclamações.
A rede social retornou após fazer uma mudança técnica que permitiu driblar o bloqueio judicial de que é alvo no Brasil, ao realizar uma alteração de endereços de IP do aplicativo. A informação foi compartilhada nessa quarta-feira (18), pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint).
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) emitiu uma nota contrária à postura da plataforma. “Com o apoio ativo das prestadoras de telecomunicações e da empresa Cloudfare, foi possível identificar o mecanismo que, espera-se, assegure o cumprimento da determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), com o restabelecimento do bloqueio. Eventuais novas tentativas de burla ao bloqueio merecerão da Agência as providências cabíveis”, reforçou a agência.