Nesta quinta-feira (26) a Amazon informou que uma falha no site deu cupons de grandes descontos para clientes da empresa. Alguns usuários chegaram a adquirir produtos com R$ 150 de desconto, enquanto outros compraram itens de graça, dependendo do preço.
Conforme a Amazon, a falha já foi corrigida. "Houve um problema em nosso site que foi rapidamente corrigido. Lamentamos qualquer inconveniente causado e entraremos em contato com os clientes impactados", afirmou a Amazon, em nota ao g1.
Negar o desconto pode acarretar ferimento do direito do consumidor. O g1 questionou a Amazon sobre o que vai ocorrer com as compras realizadas, mas não obteve resposta ainda.
Direito dos consumidores
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), casos de ofertas anunciadas por empresas devem ser cumpridas, mas há situações em que o desconto pode ser cancelado.
"Existem decisões judiciais em casos assim que excepcionalmente reconheceram que a propaganda enganosa se tratou de um erro muito notório da empresa e que, por isso, os consumidores não puderam exigir o cumprimento dela porque nitidamente estariam abusando do seu direito. Mas na maioria das vezes não se trata deste caso", pontuou o instituto.