Após o roubo de cabos de uma estação de água, na noite dessa quarta-feira (30), 80% do território de João Pessoa, além das cidades de Conde e Cabedelo, ambas na Paraíba, estão sem água. Ao todo, são 48 bairros sem abastecimento, o que afetou pelo menos 700 mil pessoas, segundo a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), responsável pela distribuição.
Uma equipe de manutenção da empresa foi rendida por volta das 21h da quarta (30). Os criminosos chegaram à Estação de Água Bruta de Gramame em um caminhão que, posteriormente, foi utilizado para levar os cabos.
Conforme um levantamento da Gerência Regional do Litoral, 450 metros de fios de cobre foram roubados, resultando um prejuízo de R$ 180 mil. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Crimes contra o Patrimônio de João Pessoa.
Na atualização mais recente sobre o caso, a Cagepa informou que o abastecimento será restabelecido, gradativamente, a partir da manhã desta sexta-feira (1º). A nota da companhia veio em resposta a notícias falsas que, segundo a companhia, indicavam que a distribuição de água só retornaria em três dias.
Segundo a companhia, além dos municípios de Cabedelo e Conde, os seguintes bairros da Capital paraibana foram afetados pela falta de água:
- Mangabeira I ao VII
- Jardim Cidade Universitária
- Conjunto Benjamim Maranhão
- Miramar
- Tambauzinho
- Castelo Branco
- Cabo Branco
- Altiplano
- Valentina de Figueiredo
- Muçumagro
- Paratibe
- Boa Esperança
- Jardim Luna
- Pedro Gondim
- Bancários
- Cidade Recreio
- José Américo
- Água Fria
- Polo Turístico
- Distrito Industrial
- Bairro das Indústrias
- Jardim Veneza
- Cidade Verde
- Vieira Diniz
- Ernani Sátiro
- Costa e Silva
- Tambaú
- Manaíra
- Bessa
- Jardim Oceania
- São José
- Funcionários II, III e IV
- Esplanada
- Sepol
- Grotão
- João Paulo II
- Geisel
- Cristo
- Rangel
- Vale dos Palmeiras
A Cagepa orienta que os moradores afetados podem buscar informações por meio do portal da companhia, pelo telefone 115 ou pelo WhatsApp (83) 98198-4495.