Deslizamento de terra destrói casarões do centro histórico de Ouro Preto, em MG; veja vídeos

Dois imóveis ficaram totalmente destruídos

Escrito por Redação , pais@svm.com.br

Um deslizamento de terra no Morro da Forca, em Minas Gerais, atingiu um casarão histórico da Prefeitura de Ouro Preto e um depósito, na manhã desta quinta-feira (13). Segundo a Defesa Civil Municipal, ninguém se feriu, uma vez que a área havia sido evacuada minutos antes do acidente. 

A região próxima ao casarão, datado do século XIX, passou por inspeção do Corpo de Bombeiros por volta de 8h30 tendo em vista os problemas estruturais no imóvel. Já o deslizamento ocorreu às 9h10 porque o solo estava encharcado das chuvas que assolam o estado. 

Veja também

A Defesa Civil determinou evacuação em massa de toda a população até que seja feita uma avaliação técnica dos riscos.

Ao G1 Minas, o porta-voz dos bombeiros, tenente Pedro Aihara, avaliou que o risco geológico segue alto, e um hotel e um restaurante podem ser atingidos em caso de novo desmoronamento. 

morro desaba em ouro preto
Legenda: Moradores do entorno dos prédios precisaram evacuar as casas
Foto: Redes sociais

"(As fortes chuvas dos últimos dias) acabam fazendo com que o solo fique saturado de água, e essa saturação pode gerar um movimento de massa mesmo em um momento em que a chuva não está acontecendo", explicou Aihara. 

Imagens aéreas registraram o deslizamento de terra, que atingiu os imóveis e o cabeamento elétrico do local. Em razão disso, a cidade ficou sem energia em alguns pontos, segundo o jornal Estado de Minas.

deslizamento de terra ouro preto
Legenda: Área foi interditada pela Defesa Civil de Ouro Preto
Foto: Reprodução/Prefeitura de Ouro Preto

A Prefeitura de Ouro Preto ponderou que o casarão já estava interditado desde 2012, quando uma perícia detectou não haver segurança para ocupação do local. 

 

Assuntos Relacionados