Porteiro morre ao encostar em poste com ligação clandestina no RJ

A Polícia Civil investiga a morte

Escrito por Diário do Nordeste / Estadão Conteúdo ,
Poste de iluminação
Legenda: O caso aconteceu em Ipanema, no Rio de Janeiro
Foto: Shutterstock

Um porteiro morreu após encostar em um poste de iluminação pública na rua Barão da Torre, em Ipanema, no Rio de Janeiro, na manhã de domingo (17). Segundo a Companhia Municipal de Energia e Iluminação (Rioluz) e a concessionária SmartLuz, o poste tinha ligações clandestinas, que foram identificados em vistoria após o acidente.

O homem foi identificado como Leonardo Monsores da Silva, de 46 anos. Ele era casado e deixa uma filha. O porteiro morava em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, e trabalhava no condomínio há dez anos. 

Segundo a Polícia Civil, Silva estava em horário de trabalho, na calçada, conversando com outras pessoas, quando se encostou no poste. Imediatamente caiu, aparentemente desacordado, e bateu a cabeça no chão.

Veja também

As pessoas que estavam com ele chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e, antes de chegar, uma médica que mora no prédio tentou socorrer o porteiro, mas ele morreu no local.

O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) do Rio, e o laudo que vai indicar a causa oficial da morte pode demorar até 30 dias. A principal hipótese é que as ligações clandestinas energizaram o poste, que é de metal, e provavelmente provocaram uma descarga elétrica que atingiu o porteiro quando ele encostou no equipamento.

Após o episódio, várias outras pessoas que moram ou trabalham na vizinhança relataram, nas redes sociais, que também já tomaram choque em postes daquela rua. Esse onde o porteiro se apoiou fica aceso ininterruptamente, segundo vizinhos, e por isso já havia sido motivo de reclamações deles à Rioluz e à SmarLuz.

VISTORIA

Nesta segunda-feira, 18, a SmartLuz fez vistoria na região e isolou outro poste, segundo moradores relataram à reportagem. Em nota emitida no domingo, a RioLuz lamentou a morte e afirmou que "uma equipe técnica da concessionária Smart Luz esteve no local e constatou ligações clandestinas (gatos) no circuito de iluminação pública que alimenta o poste. A Rioluz está apurando junto à concessionária Smart Luz as causas do acidente."

A empresa municipal também ressaltou "que a segurança elétrica de todo o sistema de iluminação pública da cidade é de responsabilidade da Smart Luz" e afirmou que vai cobrar da concessionária "a apuração de todo o incidente, para que sejam adotadas todas as medidas de segurança necessárias".

A Polícia Civil investiga o caso, por meio da 14.ª DP, e está fazendo diligências para apurar a responsabilidade pela morte do porteiro.
 

Assuntos Relacionados