Morre arquiteto Ruy Ohtake, aos 83 anos, em São Paulo

Ele lutava contra um câncer de medula, Mielodisplasia

Escrito por Diário do Nordeste e Estadão Conteúdo ,
Ruy Ohtake, que morreu, mostrando obra
Legenda: O paulista teve seu trabalho reconhecido com inúmeros prêmios, como o Colar de Ouro do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB (2007)
Foto: Divulgação

O arquiteto Ruy Ohtake morreu, aos 83 anos, na manhã deste sábado (27), em São Paulo. Ele lutava contra um câncer de medula, Mielodisplasia. Segundo a assessoria, o velório será realizado no próprio apartamento, só para as pessoas mais próximas, e o corpo será cremado no Horto da Paz, às 17h.

Ohtakey nasceu em São Paulo, em 27 de janeiro de 1938, e cursou arquitetura na FAU-USP, formando-se em 1960. Ele é filho da artista plástica Tomie Ohtake e irmão do também arquiteto Ricardo.

Veja também

Carreira

O paulista teve seu trabalho reconhecido com inúmeros prêmios, como o Colar de Ouro do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB (2007). Sua produção também tem sido registrada em revistas e livros.

Em seus mais de 60 anos de carreira, Ruy Ohtake assinou projetos marcados por linhas onduladas, que podem ser apreciados pela cidade de São Paulo, como é o caso do Instituto Tomie Ohtake e dos hotéis Unique e Renaissance.

Ele também realizou obras de infraestrutura e equipamentos públicos e privados importantes para várias cidades, a exemplo do Parque Ecológico do Tietê, Expresso Tiradentes e Conjunto Residencial e Polo Educacional de Heliópolis, em São Paulo; Parque Ecológico de Indaiatuba; Aquário do Pantanal, em Campo Grande; Brasília Shopping, em Brasília; Estádio Walmir Campelo Bezzera, em Gama, DF; Embaixada Brasileira em Tóquio. 

Assuntos Relacionados