Itamaraty confirma que autoridades venezuelanas fecharam fronteira com o Brasil até segunda (13)

Polícia Militar de Roraima afirmou que o movimento é comum durante eventos importantes na Venezuela

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 21:44)
Fronteira da Venezuela
Legenda: A fronteira da Venezuela foi fechada nesta sexta-feira (10)
Foto: Divulgação/PMRR

A fronteira entre a Venezuela e o Brasil foi fechada, na manhã desta sexta-feira (10), em meio à posse de Nicolás Maduro. Conforme o Uol, a Polícia Militar de Roraima detalhou que a passagem foi fechada por militares da guarda venezuelana com cones e barras de metal. O Itamaraty confirmou que o acesso continuará restrito até segunda-feira (13).

Essa fronteira está localizada na cidade de Pacaraima, em Roraima. A Polícia Militar ainda detalhou que esse fechamento costuma acontecer durante eventos importantes na Venezuela. 

Veja também

Em caso de emergência, o Itamaraty declarou que "cidadãos brasileiros poderão acionar os plantões consulares da Embaixada do Brasil em Caracas”.

Nicolás Maduro tomou posse hoje e seguirá até 10 de janeiro de 2031. O presidente da Venezuela está no poder desde 2013. Durante esses 12 anos, ele recebeu apoio das Forças Armadas, tendo sido apadrinhado pelo já falecido Hugo Chávez. Sua liderança foi marcada pela recessão, alta inflação e escassez, assim como pelo êxodo de diversos venezuelanos. 

Oposição de Nicolás Maduro 

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) declarou que Maduro foi vencedor da eleição com 52% dos votos. Porém, a contagem detalhada ainda não foi publicada, conforme exigido por lei. 

A oposição não concorda com a vitória, tendo publicado cópias de registros eleitorais em um site que aponta a vitória de seu candidato, González Urrutia, com mais de 70% dos votos.

Assuntos Relacionados