Hospital aplica vacina vencida contra hepatite B em 44 bebês de Sorocaba

Unidade esclareceu que 40 recém-nascidos vítimas da falha já foram localizados e passam bem

Escrito por Redação ,
hospital santa lucinda
Legenda: Instituição acompanha as crianças após a falha interna
Foto: Divulgação
Funcionários do Hospital Santa Lucinda, vinculado à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em Sorocaba (SP), aplicaram doses de vacina contra a hepatite B fora do prazo de validade em 44 bebês. Desse número, 40 já foram localizadas e "nenhum problema foi relatado" até essa quarta-feira (4). A unidade ainda tenta encontrar as quatro famílias restantes. 

O Santa Lucinda garantiu que houve o bloqueio do lote de vacinas e a Vigilância Sanitária municipal foi notificada. "Nossas equipes médicas e assistenciais entraram em contato com os responsáveis por esses bebês e acompanham eventuais intercorrências. Apesar dos nossos esforços, quatro famílias ainda não foram localizadas", informou em nota. 
 
O hospital ressaltou ainda que os 40 recém-nascidos em monitoramento passam bem. A falha no controle da validade dos imunizantes está sendo apurada internamente.

Rotina

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo disse que as vacinas de rotina são encaminhadas pelo Ministério da Saúde dentro do prazo de validade. Conforme a Pasta, as prefeituras são responsáveis pela distribuição e aplicação das doses no município e pelo monitoramento em caso de eventos adversos.

Em nota, a Prefeitura de Sorocaba pontuou que tão logo as vigilâncias epidemiológica e sanitária do município foram informadas, tomou as providências e o caso está sendo acompanhado.

O calendário de vacinação do Ministério da Saúde para 2022 estabelece uma dose da vacina contra a hepatite B para crianças ao nascer e, depois, aos dois, quatro e seis meses, a imunização é completada com a vacina pentavalente.
O imunizante evita a infecção pelo vírus hepatite B, que causa inflamação do fígado e sintomas como náuseas, vômitos, cansaço, icterícia e febre.

 

Assuntos Relacionados