Fumaça de queimadas na Amazônia afeta seis países da América Latina

Brasil já registrou 105,9 mil focos de incêndio em 2022, entre janeiro e setembro

Escrito por Redação ,
Imagem de satélite da Amazônia e do Cerrado
Legenda: Imagem de satélite do dia 7 de setembro evidencia uma grande quantidade de fumaça sobre uma extensa área do país
Foto: Reprodução/Satélite meteorológico da GOES-16/NOAA e NASA

Após queimadas na região da Floresta Amazônica, corredor de fumaça foi registrado em pelo menos seis países da América Latina. Além do Brasil, chegou a Paraguai, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, conforme análise do portal MetSul, publicada nesta quarta-feira (7).

A fumaça que teve origem no norte do Brasil ficou concentrada em estados brasileiros das regiões Sul e Sudeste, como São Paulo e Paraná. A previsão já existia desde a última segunda-feira (5), mas a fumaça só chegou neste Dia da Independência. 

Veja também

"O que sobressai na imagem de satélite do dia do bicentenário da independência é a grande quantidade de fumaça resultante de queimadas na Amazônia sobre uma extensa área do País", detalhou o portal meteorológico. 

"Um corredor de fumaça se formou com correntes de vento de Norte, se estendendo do Norte do Brasil até o Centro-Oeste. A fumaça da Amazônia já chegava neste feriado ao Paraná e ao extremo Oeste do estado de São Paulo".
MetSul
Portal de meteorologia

Focos de incêndio

Conforme o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil já registrou 105,9 mil focos de incêndio, considerando dados entre 1º de janeiro até esta quarta-feira. Houve um aumento de 10% em comparação ao mesmo período de 2021, que registrou 96 mil ocorrências. 

Neste ano, a maior parte se concentra na Amazônia, com 62.720 registros, seguido pelo Cerrado, com 32.107 ocorrências de focos detectados pelo satélite de referência. 

O Inep ainda detalhou que os seis primeiros dias de setembro superam a quantidade de focos de incêndio na Amazônia contabilizados em todo o mês em 2021. Nesta primeira semana, já foram 16.698 queimadas, enquanto os 30 dias de setembro de 2021 tiveram 16.742.

Assuntos Relacionados