Fiocruz avalia atual cenário da Ômicron como 'janela de oportunidades'

Cientistas explicam que o momento pode representar uma chance para o sistema de saúde se adequar e atender casos mais graves e acompanhar pessoas com sintomas mais leves

Escrito por Redação , pais@svm.com.br
boletim fiocruz
Legenda: Elevada cobertura vacinal poderia bloquear a circulação do vírus do país, segundo os pesquisadores
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Pesquisadores do Observatório Covid-19 Fiocruz divulgaram novo boletim, na manhã desta quarta-feira (9), em que avaliam o atual cenário epidemiológico da pandemia por causa da variante Ômicron como "uma janela de oportunidades".

Veja também

Para os cientistas, "a explosão de casos cria temporariamente uma legião de pessoas com resposta imune ao vírus", o que significa "centenas de milhares de pessoas ao mesmo tempo imunes a uma nova infecção". 

O levantamento sugere que uma cobertura vacinal e de resposta imune associada ao elevado número de testes positivos poderia baixar os casos, internações e óbitos pela Covid-19 ou até mesmo bloquear a circulação do vírus no Brasil. 

Os estudiosos da Fiocruz reforçam que o atual momento da pandemia pode "representar uma oportunidade de readequação do sistema de saúde para o atendimento de casos mais graves e o acompanhamento de pessoas infectadas com sintomas mais leves".

Até que isso ocorra, porém, é necessária implementação de práticas de telessaúde, testagem estratégica de casos suspeitos e seus contatos, bem como o reforço de estruturas hospitalares e ambulatoriais.

"Caso o país, neste momento, intensifique a oferta de vacinas, conseguiremos, em tese, impedir a transmissibilidade do vírus de forma comunitária por algum tempo", afirmam.

Estratégias de saúde listadas pela Fiocruz

  • Garantir oportunidade de aplicação da vacina, com a disponibilidade em unidades com horário de funcionamento expandido e em postos móveis;
  • Realizar busca ativa para convencer pessoas que ainda não iniciaram seus esquemas vacinais, seja por resistência motivada pelo discurso antivacina, seja por dificuldade extrema de acesso a postos de aplicação;
  • Massificar a campanha de incentivo à vacinação de crianças;
  • Reforçar os benefícios gerados pela correta higienização, assim como o bom uso de máscaras. 
Assuntos Relacionados