Comandante da Polícia Militar do DF é exonerado por furar fila da vacina contra Covid-19

Novo comandante decidirá se oficiais que também furaram fila do imunizante serão punidos

Escrito por Estadão Conteúdo ,
Coronel Julian Rocha Pontes, ex-comandante da PM do Distrito Federal
Legenda: O ex-comandante estava no posto desde agosto de 2019.
Foto: Agência Brasilia

O coronel Julian Rocha Pontes foi exonerado do comando geral da Polícia Militar do Distrito Federal por ter furado a fila de vacinação contra a Covid-19 junto a outros dois oficiais. O governador Ibaneis Rocha assinou a decisão, que foi publicada em edição extra do Diário Oficial nesta sexta-feira (2).

A imunização das forças de segurança, de acordo com a programação do governo do Distrito Federal, começaria pelos profissionais que estão na linha de frente, que trabalham nos postos de vacinação. Isso porque esses policiais estão mais sujeitos à contaminação pelo novo coronavírus. 

Os profissionais da área administrativa começariam a ser vacinados somente depois da vacinação dos policiais que atuam nas ruas, fazendo a segurança da população. O coronel Pontes e outros oficiais do comando da PM, contudo, furaram a fila e receberam a vacina antes do programado, o que gerou críticas dentro e fora da corporação militar.

Críticas após ação

O deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB), também bombeiro militar, gravou um vídeo criticando Pontes. Na gravação, o parlamentar prometeu solicitar oficialmente o afastamento do coronel do comando da PM, bem como acionar o Ministério Público. Além disso, Vilela também defendeu a exoneração dos oficiais.

Em razão do ocorrido, Ibaneis assinou a exoneração de Pontes nesta sexta mesmo e nomeou o coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos como substituo. O novo comandante decidirá se os demais oficiais envolvidos — que ocupam cargos administrativos na PM — também receberão punições.

Vasconcelos é ex-subsecretário de Operações Integradas (Sopi) do Distrito Federal e tem 27 anos de serviços prestados à Corporação.

Veja também

Vacinação no DF

Segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, 303.535 pessoas haviam recebido a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus no Distrito Federal até essa quinta (1º), o equivalente a 9,94% da população. Os dados coletados pela Secretaria da Saúde.

Assuntos Relacionados