Chuvas no Rio de Janeiro causam pelo menos seis mortes e deslizamentos

Petrópolis, uma das cidades mais atingidas, recebeu volume de chuva para um mês em 12h

Escrito por Redação ,
foto de casa que desabou após fortes chuvas no Rio de Janeiro
Legenda: Chuvas fortes provocaram diversos deslizamentos e desabamentos no Rio de Janeiro
Foto: Reprodução/Redes sociais

As chuvas no Rio de Janeiro entre quinta-feira (21) e este sábado (23) causaram pelo menos seis mortes e diversos deslizamentos e desabamentos. Em Petrópolis, três pessoas morreram soterradas - um menino de 9 anos, uma mulher de 24 anos e uma idosa.

Outra vítima foi registrada em um desabamento em Teresópolis, também na Região Sul do Estado. As outras duas mortes ocorreram em Arraial do Cabo, por consequência de um raio, e em Duque de Caixas, onde um caminhoneiro se afogou após o veículo cair em um rio. 

Veja também

As informações foram confirmadas pelo Comitê de Chuvas do RJ ao portal g1. O Corpo de Bombeiros foi acionado para pelo menos 100 ocorrências relacionadas às chuvas, incluindo deslizamentos de terra e inundações.

Os bombeiros atuam na busca por uma vítima em Teresópolis, que estaria soterrada sob os escombros de uma casa que desabou. Os trabalhos de resgate foram interrompidos diversas vezes durante a madrugada deste sábado (23), por riscos de novos desabamentos.

O Rio de Janeiro também foi afetado por fortes chuvas no início do ano. Em 13 de janeiro, um temporal provocou a morte de 11 pessoas e diversos transtornos. 

Chuvas no RJ

A região serrana foi a mais afetada até o momento e tem estradas interditadas preventivamente após trechos serem afetados por deslizamentos. 

Petrópolis recebeu em 12 hora a mesma quantidade de chuva prevista para todo o mês de março. Uma criança de 4 anos foi retirada com vida dos escombros de uma casa na cidade.

O município informou que se encontra em estágio de crise, o mais grave em sua escala de estágios operacionais. A prefeitura disponibilizou 67 pontos de apoio para pessoas que moram em áreas de risco fiquem até o fim das chuvas. 

Para este sábado (23), a previsão é que a chuva seja mais volumosa no Norte Fluminense. As cidades de Macaé e Carapebus têm previsão de receber mais de 200 mm de água. 

A chuva perde força na Região Metropolitana, mas o sistema Alerta Rio aponta que a cidade pode acumular até 150mm em 24h. O estado e a capital decretaram ponto facultivativo na sexta-feira (22) como prevenção às chuvas, para reduzir deslocamentos. 

Assuntos Relacionados