Bancos têm horários reduzidos de atendimento no final do ano; confira

Serviços de instituições financeiras vão sofrer alterações no período

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cliente sacando dinheiro em caixa eletrônico
Legenda: A Febrabran aconselhou o uso dos meios eletrônicos como alternativa prática e segura aos clientes
Foto: Shutterstock

O atendimento dos serviços bancários vão sofrer alterações durante o período de festas do final de ano. No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, os bancos terão o horário de atendimento ao público reduzido, das 9h às 11h, horário de Brasília. Já na véspera do ano novo, dia 31, não haverá expediente e as compensações bancárias não serão efetivadas, incluindo a TED.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que somente o Pix, sistema que funciona 24 horas todos os dias e feriados, segue funcionando normalmente.

No dia 25 de dezembro e 1º de janeiro, feriados nacionais, não há expediente bancário e as instituições financeiras não abrem para atendimento presencial ao público. As compensações bancárias também não serão efetivadas nessas datas.

Já nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro as agências funcionam regularmente, bem como a partir do dia 2 de janeiro.

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O órgão alerta que contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) com vencimento nos dias em que não há compensação bancária – 25/12, 31/12 e 01/01 – poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam no feriado ou nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.

A Febrabran ainda aconselhou o uso dos meios eletrônicos como alternativa prática e segura aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.

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