Vazamento de gás tóxico deixa morto em cidade de São Paulo; aulas são suspensas

Ainda não se sabe qual produto teria vazado, mas uma série de serviços na cidade já foram cancelados

O vazamento de um gás tóxico fez dezenas de pessoas procurarem atendimento médico, com falta de ar, na cidade de Pontal, no interior de São Paulo, na noite dessa terça-feira (4). Até então não identificado, o gás teria deixado duas pessoas em estado grave. E uma pessoa morreu, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo e da Agência Brasil.

A Santa Casa da Cidade lotou, e a Prefeitura solicitou ajuda a municípios vizinhos para conseguir ambulâncias e a transferência de pacientes. Além disso, médicos e enfermeiros foram convocados com urgência para atender os pacientes.

Ainda de acordo com a publicação, animais de estimação foram levados para a Santa Casa após o vazamento e, por causa disso, veterinários tiveram que auxiliar no caso.

Segundo moradores de Pontal, um vapor de cheiro forte entrou nas casas, causando falta de ar, ardência na garganta e mal-estar. Por isso, muitos entraram em pânico e houve correria nos bairros Campos Elíseos e Nova Pontal.

Pessoas abrigadas

Informações concedidas pelo prefeito José Carlos Neves Silva apontam que ao menos duas pessoas foram entubadas e, em seguida, transferidas para um hospital da região.

Após isso, serviços públicos, exceto os de saúde, foram suspensos nesta quarta-feira (5) e aulas nas escolas públicas municipais foram canceladas.

O ginásio de esportes da Cidade foi aberto para acolher os moradores desabrigados e, até então, as escolas estão de sobreaviso para abrirem, caso seja necessário alocar outros moradores da cidade. O prefeito garantiu o fornecimento de colchões, cobertores, água, leite e alimentos.

Gás desconhecido

Até então, a identificação do produto químico vazado não foi realizada e não se sabe qual a localização do incidente. A suspeita é que o vazamento tenha ocorrido em uma casa onde haveria a fabricação não autorizada de produtos de limpeza.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a recomendação é para que os moradores dos bairros atingidos não retornem para casa e todos da cidade devem utilizar máscaras de proteção.