Santa Catarina é atingida por temporais e registra alagamentos e cheias de rios em cidades; vídeos

Ao longo deste fim de semana, volume de água pode chegar à máxima de 300 mm nas áreas mais afetadas

Escrito por

Alagamentos são registrados em diversas regiões de Santa Catarina neste sábado (7) após intensas chuvas atingirem o Estado. Municípios como Joinville e Bom Retiro estão debaixo d'água.

Alerta emitido pela Defesa Civil aponta para o risco de elevação do nível dos principais rios do Estado até o alcance de cotas de emergências, provocando inundações em áreas próximas.

Ao longo deste fim de semana, o volume de água pode chegar à máxima de 300 mm nos territórios mais afetados. Nas últimas 12h foram registrados 120 mm de chuva em Joinville, cidade mais populosa do Estado, provocando alagamentos em muitos bairros. Vídeos publicados nas redes sociais mostram a região central da cidade completamente tomada por água. As informações são do O Globo.

Bom Retiro, localizado na Serra Catarinense, foi outro município afetado. A cidade amanheceu com cerca de 50 residências afetadas e aproximadamente 200 pessoas impactadas pelas enxurradas, embora ainda não tenham sido registradas vítimas.

Acumulados de chuvas

Em nota, a Defesa Civil informa que os acumulados de chuva devem variar entre 200mm e 250mm, mas podem chegar a 300 mm nas regiões mais afetadas, como Extremo Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí. 

Por sua vez, no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, os volumes esperados são menores, entre 60mm e 80mm, com picos pontuais de até 100mm, resultando em risco moderado para alagamentos e deslizamentos.

No comunicado, o órgão público também alertou que há risco alto para ocorrências de inundações graduais nas bacias hidrográficas do Estado, com destaque para a bacia do Rio do Peixe, onde os rios devem atingir níveis de emergência para inundações ao longo do final de semana.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (SC), também publicou um vídeo nas redes sociais com um alerta à população sobre "um volume muito grande de chuva" no Estado entre sexta-feira e domingo.

"Está tudo sobre controle, não há motivo de desespero nenhum, mas é um volume muito grande chuva que a gente tem que estar preparado e se cuidar", disse.