Ao longo desta semana, estudantes que participaram da edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para buscar vagas em institutos e universidades públicas de ensino superior. Segundo o site do Sistema, as inscrições podem ser feitas a partir da 0h (meia-noite) desta segunda-feira (22).
O prazo máximo para se inscrever é quinta-feira (25), às 23h59. Durante o período de inscrição, os candidatos poderão consultar suas posições no ranking do processo seletivo e optar por mudanças nos cursos e instituições.
Serão ofertadas 264.360 vagas em cursos de graduação de 127 instituições públicas em todo o País. Os participantes podem consultar o número de vagas por instituição no portal do Governo Federal.
No Ceará, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) se destaca pelo número de vagas ofertadas. Ao todo, serão 5.342 vagas, o que coloca o instituto em segundo lugar no ranking de institutos que mais ofertarão vagas no Sisu 2024.
Como participar do Sisu?
Para concorrer a uma vaga, primeiramente o candidato deve se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O cadastro é gratuito.
No ato da inscrição, o candidato irá preencher um questionário socioeconômico e escolher até duas opções de curso. A última escolha de cursos e instituições no Sisu será a única válida para avaliação do Sistema.
Todos os participantes do Enem 2023 que não zeraram a nota da redação podem participar. Participantes treineiros (ou seja, que não finalizaram o Ensino Médio) não poderão utilizar as notas para serem aprovados no vestibular.
Cronograma Sisu 2024
30/01 – Divulgação dos resultados da primeira chamada do Sisu
30/01 a 07/02 – Inscrição na lista de espera do Sisu
1º a 7/02 – Matrículas dos participantes aprovados na primeira chamada
Para tirar dúvidas
Candidatos que tiverem dúvidas sobre o processo seletivo podem contatar o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800-616161 ou neste link