Uma cliente do Extra do Jardim Ângela, na periferia de São Paulo, usou as redes sociais para denunciar que o mercado entrega bandejas vazias de carne aos clientes até que o produto seja pago no caixa. As informações são do G1.
A denúncia foi feita pela ativista Fabiana Ivo na última quinta-feira (14). A situação não é registrada nos outros estabelecimentos comerciais da rede varejista localizados na área nobre da capital paulista.
De acordo com a cliente, o fato aconteceu durante uma compra de carne bovina no açougue da loja. Depois de escolher o produto e vê-lo ser pesado, ela recebeu uma bandeja vazia com o código de barras e o preço.
A ativista foi informada que a carne só poderia ser retirada quando o pagamento fosse concluído no caixa do local.
'Evitar roubo'
Nas redes sociais, Fabiana Ivo afirmou ter perguntado sobre a prática adotada, e que uma funcionária respondeu que era para "evitar roubo".
"Isso é uma afronta a toda a população das quebradas. Duvido que o mesmo aconteça no Extra do Morumbi", disse a cliente, na internet.
'Falha pontual de procedimento'
O Extra disse que "o procedimento não faz parte de sua política de atendimento" e que tomou "providências para que a prática fosse imediatamente descontinuada". A empresa afirmou também que a conduta é uma "falha pontual de procedimento".
Mesmo assim, a reportagem foi à unidade do Cambuci, também em São Paulo, na tarde de segunda-feira (18), e recebeu só a etiqueta quando solicitou meio quilo de fraldinha. Depois que o produto foi pago no caixa, uma funcionária foi buscar a carne no açougue.
Uma funcionária contou ao G1 que a situação foi estabelecida porque há pessoas que pesam a carne e desistem de comprar, e também para evitar roubos.
Outras denúncias
Nas redes sociais, clientes de unidades do mercado situadas nos bairros Piraporinha, Avenida Cupecê, Cohab 2 e Belenzinho, bem como Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, também relataram a mesma situação.
Já na loja da Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na zona sul, o procedimento de entregar somente a etiqueta ou a bandeja vazia não foi seguido na segunda-feira (14).
O Extra foi questionado novamente sobre o fato e desde quando isso ocorre. A empresa não respondeu a essas perguntas, e enviou nova nota informando que a tática é motivada por uma "falha de procedimento" e que "a rede tomou providências para que a prática fosse imediatamente descontinuada".