Chuvas registradas em cidades de Minas Gerais desde o começo da semana deixam rastro de destruição e causaram a morte de uma idosa, segundo boletim da Defesa Civil do Estado desta quarta-feira (15).
A idosa foi encontrada morta na cidade do Serro, na Região Central, preso a uma cerca às margens de um córrego, na segunda-feira (13). Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), havia sinais de afogamento e indicativos de que a vítima tentou atravessar um córrego, mas foi levada pela força da correnteza.
Desde o início do período chuvoso no Estado, em setembro de 2024, 63 municípios mineiros decretaram situação de emergência ou calamidade pública e 26 pessoas morreram em Minas. A cidade de Ipatinga lidera o número de fatalidades, com dez mortes registradas.
Em Divinópolis, nessa terça-feira (14), em menos de 15 minutos, o volume das águas cobriu o bairro Ipiranga. No local, carros estacionados foram levados e ficaram boiando em razão da enxurrada.
Segundo o G1, o Corpo de Bombeiros atendeu casos de salvamentos de pessoas em locais inundados, vistorias por riscos de desabamento de imóveis, além de inundações, alagamentos e enxurradas. Houve também casos de vítimas presas em carros arrastados pela chuva e queda de muros em algumas residências.
Veja imagens de algumas regiões do Estado
Chuvas pelo País
As fortes chuvas que têm atingido grande parte do País nos últimos dias estão provocando diversos estragos. Nesta semana, além de Minas Gerais, os estados de Goiás, Bahia e Piauí registraram alagamentos, alguns dos quais resultaram em mortes.
A previsão aponta que 24 estados e o Distrito Federal deverão enfrentar precipitações intensas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “Perigo” em 16 estados, incluindo o Ceará.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.