A combinação inusitada entre duas espécies diferentes de cachorros viralizou na internet nos últimos dias. Na última segunda (21), uma usuária do X (antigo Twitter) publicou a história da Nina, a golden retriever que engravidou de um shi tzu em Joinville (SC). A cachorra teve nove filhotes.
Em entrevista ao g1, a tutora Marcia Tasca conta que batizou o menor filhote como “Zé Milagre”. Ele nasceu com 100g, muito diferente dos demais com 300g. Os nove cachorrinhos nasceram em 20 de setembro, e a golden foi castrada logo após a cesárea.
A tutora conta que todos os filhotes foram adotados, mas apenas irão para as casas dos seus futuros dono quando completarem 40 ou 45 dias de vida. Ela conta também que montou uma força-tarefa para ajudar Nina com o pós-parto.
“Organizávamos de três em três para não machucarem a Nina, demos leite na seringa, limpamos a barriguinha dela a cada mamada, dormimos no mesmo quarto num colchão do lado para ela não sentar em cima [dos filhotes]”, relata.
Como aconteceu a gravidez?
Os donos de Nina descobriram sua gravidez enquanto estavam de férias nos Estados Unidos. Antes da viagem, eles deixaram a cachorra com uma amiga de confiança, que cuidaria dela durante a semana. Nos sábados e domingos, a golden ficou em uma pousada para pets. Foi lá que a gestação aconteceu.
Ao g1, a tutora Marcia não percebeu que Nina estava no cio durante o tempo que ficou no hotel. Quando perguntou aos responsáveis pelo estabelecimento se havia outro cão não castrado, eles apontaram o shih tzu.
“Sim, um shih-tzu teve a ousadia e alegria de encarar uma golden”, brincou a autora do post no X. Em comparação, a raça de Nina pesa em média 45 kg na fase adulta, já a do pai, entre 4 a 7,5 kg.
No início, a tutora estranhou o volume na barriga da cachorra e até pensou que fosse um tumor. Mas logo foi constatada a gravidez. Em goldens, a gestação dura entre 60 e 64 dias. Os filhotes nasceram com 62 dias.