Fiocruz libera doses da vacina de Oxford para serem distribuídas no Brasil

Avião com 2 milhões de doses do imunizante chegou ao Rio de Janeiro na noite da última sexta-feira (22)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) liberou, na tarde deste sábado (23), as doses da vacina Oxford/AstraZeneca para serem entregues ao Ministério da Saúde e, logo após, distribuídas no Brasil. A carga vinda da Índia passou por um processo de análise de segurança desde a madrugada, seguindo exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As informações são do G1.

O carregamento com 2 milhões de doses da vacina chegou ao Rio de Janeiro às 22h da última sexta-feira (22), depois de a Índia ter autorizado as exportações comerciais do imunizante produzido no Instituto Serum, localizado no país asiático.

Análise de protocolo

À noite, após a longa viagem da Índia para o Brasil, as vacinas passaram por uma avaliação de temperatura para verificar se estavam nas condições perfeitas. Nesta manhã, as caixas foram etiquetadas. Cada uma delas tem 50 frascos e 500 doses do imunizante.

Nas primeiras horas deste sábado (23), o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) coletou amostras para análise de protocolo e liberação do produto para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) distribuí-la pelo Brasil.

Uso emergencial

As vacinas de Oxford farão parte do PNI, que é coordenado pelo Ministério da Saúde e começou no dia 17 de janeiro com 6 milhões de doses da CoronaVac.

Na última sexta-feira (22), outras 4,8 milhões de doses da CoronaVac foram aprovadas para uso emergencial no Brasil. A aeronave foi recebida na pista por um batismo simbólico, com jatos de água lançados em forma de arco pelo Corpo de Bombeiros no Galeão, aeroporto do Rio de Janeiro.