Passageiros prejudicados com a suspensão da operação da ITA, companhia aérea do Grupo Itapemirim, não devem conseguir reacomodação em voos de outras empresas, como determina a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
De acordo com o jornal O Globo, a ITA informou neste domingo (19) que irá buscar acomodação para "clientes que estejam fora de seu domicílio, e que tenham viajado anteriormente com a ITA". Pelo documento da empresa, quem ainda não tiver feito o voo de ida só terá a opção de reembolso.
A resolução 400 da Anac diz que em caso de cancelamento de voo a linha aérea deve oferecer alternativas de reacomodação, reembolso ou execução do serviço por outra modalidade de transporte e estipula que a escolha é do passageiro, não da empresa.
Ainda na nota, a empresa "orienta os passageiros que não tentem realizar check-in online e não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea".
Ao ser comunicada da suspensão da operação da ITA, a Anac) determinou que a empresa preste atendimento integral a todos os clientes lesados.
A aérea deverá comunicar a todos os passageiros, individualmente, sobre cancelamentos de voos, reacomodações e também garantir o reembolso das passagens aéreas comercializadas.
Reestruturação
O Grupo Itapemirim anunciou na tarde da sexta-feira (17) ter suspendido "temporariamente" as operações da companhia aérea para uma "reestruturação interna".
Segundo a empresa, a decisão foi tomada por necessidade de ajustes operacionais. Em nota, a agência reguladora informou que foi comunicada sobre o tema por volta de 18h. As medidas determinadas pela Anac estão previstas em resolução.
Ao anunciar a decisão, a companhia informou que a suspensão começou na noite de sexta, e que os passageiros com viagens programadas para os próximos dias devem entrar em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br.