Criminosos usaram contas falsas nas redes sociais para aplicar golpes nos últimos dias utilizando fotos e dados das vítimas da queda do avião da Voepass, ocorrida na última sexta-feira (9). Perfis chegaram a fazer vaquinhas online e até divulgaram jogos de azar se passando por vítimas ou por familiares enlutados pela tragédia.
Em uma das publicações, golpistas alegaram que familiares estão com dificuldades para fazer o reconhecimento de corpo. Dessa forma, pediram quantias para ajudar no traslado do corpo e até no enterro das vítimas.
Um dos perfis falsos utilizou imagens da advogada Laiana Vasatta, uma das falecidas na queda do avião. Em uma série de stories, criminosos divulgaram o Jogo do Tigrinho, além de pedirem por seguidores em uma conta no TikTok.
Segundo o UOL, mais de dez perfis falsos foram encontrados nas redes sociais nos últimos dias. Um deles possui o nome da jovem Isabella Pozzuoli, que publicou uma foto em sua rede social pessoal minutos antes de embarcar. Os perfis chegaram a repostar a foto, utilizando até imagens antigas com familiares dela.
Outros perfis utilizaram nome e fotos de Liz Ibba do Santos, menina de três anos que estava com o pai, Rafael Fernando. Segundo familiares, Rafael tinha a guarda compartilhada de Liz e foi buscá-la no Paraná para que eles comemorassem juntos o Dia dos Pais em Florianópolis (SC).