Uma criança de dois anos morreu engasgada ao ingerir uma fruta popularmente como "pitomba" ou "água-pomba" no último sábado (16), no município de Jardim, no Mato Grosso do Sul.
Segundo informações do jornal Correio do Estado, a menina estava com os irmãos enquanto comia a fruta, mas acabou se engasgando com o caroço. Os pais tentaram socorrê-la, mas acabaram levando a menina para a emergência do Hospital Marechal Rondon.
Apesar do trabalho da equipe médica, a menina faleceu no local. O velório foi realizado no domingo (17), na capela municipal de Jardim.
O que é água-pomba?
A água-pomba, que também é conhecida como pitomba, tem diâmetro de cerca de 2,5 cm, com casca verde-amarelada e quebradiça. A fruta possui a polpa doce, com uma coloração rosado-alaranjada.
Normalmente, a frutificação da água-pomba ocorre de outubro a janeiro de cada ano, com o fruto sendo normalmente consumido fresco ou em forma de suco.
A fruta é do gênero Melicoccus lepidopetalus, pertencente à família Sapindaceae. A semente dela, vale lembrar, não é comestível.