Cliente é atendida 'de joelhos' no Outback, e rede extingue prática após denúncia do MP

Empresa alega que prática era "opcional", para que atendentes ficassem "na altura dos olhos" dos clientes

Depois de ser denunciado pelo Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA) por "obrigar" funcionários a atenderem clientes de joelhos, o Outback decidiu extinguir a prática. O caso veio à tona quando uma cliente relatou ter ido ao restaurante e se assustado ao ser atendida por uma mulher de joelhos, que disse ser "tradição" da empresa.  

"A mulher veio me atender e aí, do nada, ela abaixa. Não percebi de primeiro momento. Logo depois, vem outro funcionário me atender e ajoelha de novo. E, nessa hora, perguntei: 'moça, por que você está de joelho?'. E ela me respondeu que era 'tradição' do Outback", relatou a advogada Beatriz Salgado em suas redes sociais. O episódio, segundo ela, aconteceu no dia 16 de março, em uma unidade da rede de restaurantes em São Luís, no Maranhão.

Beatriz chegou a pedir para não ser atendida de joelhos pela funcionária. Contudo, a mulher teria respondido que não poderia ser de outro jeito, uma vez que a empresa determinava que os empregados tinham de ficar "no mesmo patamar" dos clientes durante os atendimentos.

"Não foi a minha primeira vez no Outback. Já tinha ido em outros estabelecimentos pelo Brasil e não tinha visto antes, por isso a minha estranheza. Depois que perguntei à funcionária o porquê daquilo, até pensei que fosse um modo de xenofobia. E isso me deixou ainda mais chateada. Todos os outros funcionários estavam com comportamento semelhante perto da minha mesa", explicou a jurista ao g1, que divulgou as informações.

Veja vídeo:

Em nota enviada ao portal, o Outback Steakhouse Brasil alegou que o ato era "opcional" e que não obrigou nenhum funcionário a se ajoelhar durante os atendimentos. Contudo, afirmou que a prática foi extinta.

"A prática de o atendente olhar os clientes na altura dos olhos abaixando-se ou sentando-se junto deles à mesa sempre foi uma ação opcional que ficou muito conhecida no passado como uma frente de receptividade durante o atendimento. O Outback é reconhecido pela proximidade e casualidade e entendemos que a evolução cultural é positiva, por isso, informamos que o processo que atualmente é opcional, passa a ser extinto em todas as nossas 141 unidades pelo Brasil", garantiu a empresa. 

Repercussão

Após relatar o episódio em suas redes sociais, Beatriz contou ainda recebeu uma série de denúncias semelhantes, tanto de funcionários como de outros clientes, inclusive, com fotos que comprovam a prática exercida pela empresa.

"Várias pessoas me procuraram depois que fiz a denúncia, inclusive, com fotos. Além disso, outros funcionários me mandaram relatos de que tiveram seus joelhos bem machucados", comentou a advogada.

Após a repercussão, o caso foi denunciado ao MPT-MA, que assegurou que o vai ser investigado.