O Ministério da Saúde recebeu, nesta quinta-feira (22), o primeiro lote das vacinas bivalentes contra Covid-19 que protegem contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron BA.4/BA.5. A remessa tem 1,1 milhão de doses, segundo o portal g1.
O País já havia recebido remessas da vacina bivalente que protege contra a cepa original e a variante ômicron BA. 1. Ainda não há informações sobre a estratégia de imunização e quando as doses serão entregues aos estados.
Depois que chegam ao País, as vacinas passam por avaliação e análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde.
Outras quatro remessas de vacinas bivalentes devem chegar nos próximos dias, com mais de 6 milhões de doses.
Desde o começo da campanha contra a Covid-19, mais de 544 milhões de doses de vacinas contra o coronavírus foram aplicadas nos 26 estados e no Distrito Federal.
Vacinas bivalentes
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das duas vacinas bivalentes em novembro.
O imunizante bivalente BA1 protege contra a cepa original do coronavírus e contra a variante Ômicron BA1. Já o bivalente BA4/BA5, oferece imunidade à variante original e também à variante Ômicron BA4/BA5.
As vacinas foram desenvolvidas pela Pfizer, empresa responsável por uma das vacinas contra a Covid já aplicadas no país. A aprovação permite uso dos imunizantes como dose de reforço na população a partir de 12 anos.