O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado para resgatar brasileiros que estavam em Israel pousou, por volta das 4h08, desta quarta-feira (11), na Base Aérea de Brasília, capital federal. O grupo de 211 passageiros foi o primeiro a desembarcar no país natal, após o início do conflito entre a nação israelense e Hamas.
A aeronave, um KC-30, decolou às 18h do domingo (8) e chegou em Roma, na Itália, às 2h48 de segunda-feira (9). Por motivos de segurança, a lista de pessoas a bordo não foi divulgada. Mais cinco voos devem chegar ao País até o próximo domingo (15). Ao todo, seis aviões vinculados a força militar devem buscar os brasileiros em Israel. As informações são do portal Uol.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv estima que cerca de 1.700 cidadãos pediram ao governo federal para retornar ao Brasil em aeronaves da FAB — a maioria estaria em Israel para turismo e foi surpreendida pelos ataques e declaração de guerra.
O Itamaraty também anunciou que está atuando para resgatar 26 cidadãos do País que estão na Faixa de Gaza, região alvo de bombardeios e retaliações israelenses. O governo anunciou que alugou um ônibus para realizar o transporte desse grupo, e aguarda a autorização do Egito para conduzir a operação, conforme o G1.
Confira cronograma de voos
- 1° voo chegará em Brasília na madrugada de quarta (11) com 210 passageiros;
- 2° voo pousará no Rio de Janeiro na noite de quinta (12) com 210 passageiros;
- 3° voo terá escala em Recife e destino final em Guarulhos na manhã de sexta (13) e trará 60 pessoas;
- 4° voo chegará no Rio de Janeiro na noite de sexta (13) com 210 pessoas;
- 5° voo pousará no Rio de Janeiro no sábado (14) com 210 pessoas.
A partir do próximo domingo, um novo cronograma será elaborado pelo governo para buscar brasileiros que desejam regressar ao País