Vídeo mostra presidente do Peru sendo agredida durante inauguração de obra

Uma mulher ultrapassou um cordão de isolamento e puxou os cabelos da chefe de estado peruana, acusando-a de ser responsável pela morte de seu marido durante protestos políticos em 2022

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
foto da presidente do Peru, Dina Boluarte, em evento
Legenda: A presidente inaugurava uma obra quando foi atacada
Foto: Luis Iparraguirre / Peruvian Presidency / AFP

A presidente do Peru, Dina Boluarte, foi agredida por duas mulheres durante um evento oficial na cidade andina de Ayacucho, nesse sábado (20), durante evento de colocação da primeira pedra do asfaltamento de uma estrada no distrito de Chiara.

Vídeo da agressão mostra o momento em que uma mulher consegue ultrapassar um cordão de isolamento e puxa os cabelos da chefe de estado peruana. 

Veja o momento da agressão

Boluarte estava companhada pelo governador de Ayacucho, Wilfredo Oscorima. Uma das agressoras, identificada com Ruth Bárcena foi detida por policiais e seguranças. A mulher acusou a presidente de ser responsável pela morte de seu marido, Leonardo Ancco, um dos mortos nos protestos políticos em Ayacucho em 15 de dezembro de 2022.

Veja também

Chefe de gabinete repudia agressão 

O chefe de gabinete Alberto Otárola repudiou o incidente. "Condeno e repudio a agressão sofrida pela presidente Dina Boluarte hoje em Ayacucho, durante um compromisso oficial. Este lamentável fato colocou em risco a integridade da chefe de Estado e isto é gravíssimo. Com violência, perdemos todos como país”, indicou na rede social X.

A presidente retornou a Ayacucho pela primeira vez desde as manifestações que deixaram dezenas de mortos no país, cerca de 20 supostamente pelas mãos de forças do Estado, segundo a Comissão Interamericana de Direitos Humanos.  

Assuntos Relacionados