Trump diz que China 'violou totalmente' acordo sobre tarifas com os Estados Unidos

Países haviam acordado suspensão por 90 dias da maioria das tarifas impostas um ao outro

(Atualizado às 15:26)
Donald Trump, dos EUA, e Xi Jinping, presidentes, apertam mãos durante evento para matéria onde Trump alega que China violou acordo comercial estabelecido entre países
Legenda: A declaração foi feita em publicação na Truth Social, mas sem detalhes
Foto: AFP / BRENDAN SMIALOWSKI

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou a China de violar "totalmente" o acordo comercial fechado entre os dois países. A declaração foi feita em publicação na rede social Truth Social, nesta sexta-feira (30), mas sem detalhes sobre o possível descumprimento. 

"A China, talvez sem surpresa para alguns, violou totalmente seu acordo conosco. Adeus ao papel de bonzinho", escreveu Trump. 

Segundo o republicano, a potência asiática estava correndo um "grave perigo econômico" antes da negociação com os Estados Unidos e, por isso, houve um diálogo entre os países.

"Muitas fábricas fecharam na China e houve, para dizer o mínimo, 'agitação civil'. Eu vi o que estava acontecendo e não gostei, para eles, não para nós", escreveu Trump. "Fiz um acordo rápido com a China para salvá-los do que eu pensava que seria uma situação muito ruim, e eu não queria que isso acontecesse", acrescentou.

De acordo com Trump, o acordo fez com que a economia chinesa se estabilizasse e os negócios fossem retomadas normalmente, o que "todos ficaram felizes", mas a "má notícia é que a China o violou". "Isso tudo para ser o Sr. Cara Gentil", disse.

Veja também

O acordo

Estados Unidos e China haviam anunciado a suspensão parcial e pelo prazo de 90 dias da maioria das tarifas impostas de modo recíproco

A guerra comercial entre Pequim e Washington eclodiu quando o presidente Donald Trump adotou uma série de tarifas no início de abril, que atingiram a China com mais força. O gigante asiático respondeu com medidas de retaliação.

As tarifas alfandegárias impostas pelos Estados Unidos à China chegaram a 145%, e as tarifas acumuladas sobre certos produtos chegaram a 245%. Em resposta, a China impôs tarifas de 125% sobre os produtos americanos.

Assuntos Relacionados