Papa Francisco é internado para realização de cirurgia no intestino, diz Vaticano

Três horas antes do comunicado da Igreja Católica, o Pontífice participou da tradicional cerimônia religiosa na Praça de São Pedro

Escrito por Diário do Nordeste e AFP ,
Papa Francisco faz a oração do Angelus de domingo da janela de seu escritório com vista para a Praça de São Pedro no Vaticano em 4 de julho de 2021
Legenda: Papa Francisco pediu à comunidade internacional para "continuar os esforços" para a realização das campanhas nacionais de imunização
Foto: AFP

O Papa Francisco foi internado em um hospital de Roma, neste domingo (4), para a realização de uma cirurgia no intestino grosso, comunicou o Vaticano, sem detalhar mais sobre a operação. As informações são do G1.    

O procedimento médico já estava agendado e tem o objetivo de reparar uma estenose — estreitamento ou constrição de um duto, ou passagem intestinal.  

Veja também

Três horas antes do comunicado da Igreja Católica, o Pontífice participou nesta manhã da tradicional cerimônia religiosa na Praça de São Pedro, onde reza aos domingos com os seguidores. 

Fiéis se reunidos na Praça de São Pedro
Legenda: Fiéis se reuniram na Praça de São Pedro neste domingo
Foto: AFP
  

Cronograma de viagens  

Na ocasião, o Papa anunciou que visitará a Eslováquia de 12 a 15 de setembro, com uma breve passagem pela Hungria do líder populista de direita Viktor Orban, onde celebrará apenas uma missa em Budapeste. 

"Estou feliz em anunciar que de 12 a 15 de setembro, se Deus quiser, irei à Eslováquia para uma visita pastoral."
Papa Francisco
líder da Igreja Católica

Francisco, que visitou o Iraque em março, explicou que no dia 12 de setembro celebrará a missa de encerramento do 52º Congresso Eucarístico Internacional em Budapeste, capital da Hungria.

"O programa da viagem será publicado oportunamente", acrescenta o comunicado, mas, ao que parece, não se reunirá com os responsáveis do governo húngaro durante sua breve estada em Budapeste. 

Veja também

 

O Papa, de 84 anos, criticou em várias ocasiões o "populismo" e o "soberanismo" que, em sua opinião, são "atitudes de isolamento" que carregam as sementes de exclusão e rejeição, especialmente em relação aos migrantes, dos quais é um defensor. 

Na Eslováquia, ele visitará as cidades de Bratislava, Presov, Kosice e Sastin, informou o Vaticano em um comunicado. Será a primeira visita de um pontífice ao país do antigo bloco soviético de maioria católica depois da de João Paulo II em 2003.  

Francisco recebeu a presidente da Eslováquia, Zuzana Caputova, em audiência em dezembro de 2020 no Palácio Apostólico. Caputova disse estar "muito feliz" com o anúncio deste domingo.  

"Acredito que a presença do Papa Francisco será uma mensagem de reconciliação e esperança para todos nós nesses tempos difíceis", escreveu no Facebook.  

De acordo com Miro Kern, editorialista do jornal eslovaco Dennik N, a visita Papal constitui "uma espécie de recompensa para a Eslováquia, como resultado de sua posição mais aberta aos migrantes".  

Isso não é impossível, explica o analista Juraj Marusiak. "O Papa vem da América Latina, é normal que ele seja sensível a este assunto. Deve-se acrescentar que todos os governos eslovacos cultivaram até agora fortes laços diplomáticos com o Vaticano com grande sucesso", disse.  

Assuntos Relacionados