OMS considera decretar fim das emergências de Covid-19 e monkeypox em 2023

Medida considera que ambas as doenças deixaram para trás suas fases mais perigosas

Escrito por Redação ,
Legenda: Uso de máscara é uma das alternativas para impedir a infecção pela doença
Foto: Fabiane de Paula

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta quarta-feira (14) que considera decretar o fim das emergências de saúde pública relacionadas à Covid-19 e à monkeypox em 2023, uma vez que as doenças não se apresentaram em fases mais perigosas nos últimos meses.

O diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que o número de mortes semanais por Covid-19 era cerca de um quinto da cifra de um ano antes. “Na semana passada, menos de 10 mil pessoas morreram (por Covid). Ainda são 10 mil mortes a mais e os países ainda podem fazer muito para salvar vidas”, disse em coletiva de imprensa.

“Mas percorremos um longo caminho. Temos esperança de que em algum momento no próximo ano possamos dizer que a Covid-19 não é mais uma emergência de saúde global”, afirmou.

Veja também

Fim da fase de emergência

Tedros disse ainda que o comitê de emergência da OMS começará a discutir em janeiro como será o fim da fase de emergência.

“Este vírus não vai desaparecer. Veio para ficar e todos os países terão de aprender a lidar com ele, assim como com outras doenças respiratórias”, lembrou, insistindo que ainda há muita incerteza e que em países de baixa renda apenas uma em cada cinco pessoas foi vacinada.

Já em relação à monkeypox, mais de 82 mil casos foram relatados em 110 países desde que a emergência foi declarada, em julho, embora a mortalidade permaneça muito baixa, com apenas 65 óbitos.

“Felizmente, o número de casos caiu mais de 90%. Se esta tendência continuar, esperamos que no próximo ano também possamos declarar o fim desta emergência”, assegurou o diretor da OMS.

Assuntos Relacionados