Donald Trump publica foto vestido como papa e gera críticas nas redes: 'Zombando'

Foto feita com inteligência artificial foi publicada dias após comentário polêmico do presidente dos EUA sobre o papado

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Foto do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com as vestes de um papa. A imagem foi gerada por inteligência artificial.
Legenda: A imagem foi compartilhada nas contas oficiais de Trump no X e no Instagram e também no perfil oficial da Casa Branca no Instagram
Foto: Reprodução/Redes sociais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou uma imagem gerada por inteligência artificial, em que aparece vestido com trajes papais, neste sábado (3). A postagem foi feita nas redes sociais dele, poucos dias após o republicano comentar, em tom de brincadeira, que poderia ser o próximo Papa.

Veja também

Trump aparece sentado em uma poltrona, usando a batina branca, a mitra e segurando uma grande cruz dourada. Ele tem o dedo indicador apontado para o alto, em uma pose semelhante a de líderes religiosos.

A imagem foi publicada na Truth Social, plataforma que ele próprio administra, e depois reproduzida em suas contas no X e no Instagram. O perfil oficial da Casa Branca também compartilhou a postagem.

Veja também

A publicação foi feita uma semana após a morte do Papa Francisco e causou forte reação negativa nas redes sociais. Para muitos usuários, a postagem foi considerada ofensiva e desrespeitosa com a comunidade católica.

“Trump está literalmente zombando do mundo cristão com essa imagem”, escreveu um usuário. “É inacreditável como ele consegue ser tão sacrílego”, comentou outro.

Dias antes, Trump afirmou a jornalistas que gostaria de ser o Papa. Em conversa informal no gramado da Casa Branca, ele disse não ter preferência sobre quem deve suceder Francisco, mas mencionou “um cardeal muito bom” em Nova York, sugerindo, em tom leve, sua simpatia pelo religioso.

Reuniões diplomáticas e sucessão no Vaticano

Pouco antes do falecimento do Papa Francisco, o líder católico chegou a receber o vice-presidente dos EUA, JD Vance, que é católico e de perfil conservador. Dois meses antes, o pontífice havia criticado fortemente a política migratória do governo Trump, alertando para os riscos de uma “grave crise”.

Segundo dados de 2024, cerca de 20% da população dos Estados Unidos se declara católica, e aproximadamente 60% desses eleitores votaram em Trump na última eleição presidencial.

O conclave que escolherá o novo Papa está marcado para começar em 7 de maio. Participarão da votação 133 cardeais com menos de 80 anos, vindos de diferentes partes do mundo.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. 

Assuntos Relacionados