Após surto de pneumonia na China, OMS pede que população adote medidas de proteção

O aumento do número de casos foi relatado no último dia 13 de novembro, conforme a OMS

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
hospital da china
Legenda: As autoridades estão investigando o surto de casos
Foto: STR/AFP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) intimou, nesta quarta-feira (22), a população da China a "adotar medidas para reduzir o risco de doença respiratória" por conta de um pico de casos de pneumonia entre crianças no norte do país.

"A OMS fez um pedido oficial à China por informações detalhadas sobre o aumento de doenças respiratórias e registros de surtos de pneumonia em crianças", informou a organização em um comunicado postado nas redes sociais.

Veja também

Segundo a OMS, há "clusters" de pneumonia não diagnosticada em crianças no norte da China. Esses clusters são de casos semelhantes de uma certa doença em uma região geográfica em um período.

O aumento do número de casos foi relatado no último dia 13 de novembro, conforme a OMS. Não houve registro de mortes, mas há um "abrupto" aumento de internações de crianças em Pequim e Liaoning. 

Surto generalizado 

"[os relatos] de um surto generalizado de uma doença respiratória não diagnosticada em várias áreas na China, pois Pequim e Liaoning estão quase 800 km de distância. Não está claro quando esse surto começou, pois seria incomum tantas crianças serem afetadas tão rapidamente. O relatório não menciona que adultos foram afetados, sugerindo alguma exposição nas escolas. O ProMED aguarda mais informações definitivas sobre a etiologia e a extensão desta preocupante doença na China", escreveu o relator Dan Silver, do ProMED,

Ainda segundo a a Organização, nesta quarta-feira (22) a entidade "solicitou informações epidemiológicas e clínicas adicionais, bem como resultados laboratoriais desses clusters relatados entre crianças, por meio do mecanismo de Regulamentações Internacionais de Saúde".

 

 

Assuntos Relacionados