Um terremoto com magnitude superior a 7 graus, nesta quarta-feira (3), deixou pelo menos nove mortos e mais de 800 feridos em Taiwan, provocou danos em vários edifícios, assim como um alerta de tsunami na costa leste da Ásia, suspenso após algumas horas.
As autoridades taiwanesas afirmaram que o terremoto e os tremores secundários foram os mais intensos na ilha em 25 anos. Também alertaram que outros sismos podem acontecer nos próximos dias. No mar do país, parte da ilha Guishan, conhecida como Ilha da Tartaruga, desabou, segundo a emissora taiwanesa TVBS.
Imagens com uma nuvem de fumaça numa das partes da ilha circulam nas redes sociais. O site taiwanês Creaders informou que não havia barcos ou turistas nas proximidades da ilha no momento do desabamento das pedras. Portanto, não houve vítimas.
A Agência Meteorológica do Japão calculou a magnitude do terremoto em 7,5, embora o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) tenha indicado que foi de 7,4. O tremor chegou a provocar alerta de tsunami na região, como nas ilhas ao sul do Japão e nas Filipinas, que foi posteriormente suspenso.
O fenômeno deixou pelo menos nove mortos, mais de 800 feridos e 77 pessoas presas em túneis e edifícios desabados, além de desaparecidos, informaram as autoridades locais.