Saiba quando o Titanic afundou e quando os destroços do navio foram encontrados

Submarino que visitaria destroços desapareceu

O desaparecimento do submarino que visitaria o Titanic vem repercutindo nos últimos dias. O sumiço da embarcação tem gerado fascínio sobre a história do naufrágio, ocorrido em abril de 1912.

O navio RMS Titanic se envolveu em um dos piores acidentes marítimos da história, que inspirou livros e filmes. Inúmeros aventureiros foram atraídos para ver o que aconteceu quando o luxuoso navio colidiu com um iceberg.

A expedição do submarino Titan, uma embarcação turística operada pela empresa OceanGate Expeditions, começou às 8h de domingo com cinco pessoas a bordo, mas desapareceu.

Uma operação de busca e resgate para encontrar a pequena embarcação antes que fique sem oxigênio continua nesta quarta-feira (21). 

A embarcação pode fornecer até 96 horas de oxigênio, que se esgota na manhã de quinta-feira (22). 

Naufrágio

O RMS Titanic transportava mais de 2.000 passageiros e tripulantes quando partiu da cidade inglesa de Southampton com destino a Nova York em abril de 1912.

Na época, era o maior navio do mundo, onde os passageiros de primeira classe tinham à sua disposição uma área para exercícios, uma quadra de squash, uma piscina e vários restaurantes.

A embarcação também levava centenas de pobres imigrantes, amontoados em cabines austeras abaixo do convés. Em 14 de abril, o Titanic colidiu com um iceberg, que amassou e dobrou o casco, permitindo a entrada de água.

À medida que os compartimentos inundavam, o navio de 269 metros de comprimento começou a afundar.

Aproximadamente 1.500 pessoas morreram na tragédia. Apenas 700 foram resgatadas pelo RMS Carpathia, um transatlântico a vapor que respondeu aos pedidos de socorro do Titanic.

Destroços do Titanic

A localização exata do naufrágio foi um mistério por 70 anos, até que uma expedição franco-americana descobriu os restos do transatlântico a cerca de 3.700 metros de profundidade.

Imagens do leito do mar mostram as duas metades do navio cercadas por destroços: móveis, sapatos, pratos e outros objetos que caíram da embarcação enquanto ela afundava.

Desde sua descoberta em 1985, o naufrágio tem sido visitado por pesquisadores, exploradores, turistas e cineastas.

Um de seus visitantes mais famosos foi o diretor James Cameron, responsável pelo sucesso de bilheteria "Titanic", estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, que interpretavam dois passageiros de diferentes classes sociais vivendo uma intensa história de amor a bordo.

O filme também é conhecido pelo sucesso da cantora Celine Dion, "My Heart Will Go On", e pela cena em que Jack, personagem de DiCaprio, resgata Rose (Winslet) ao empurrá-la sobre uma porta flutuante no mar, sacrificando-se no processo.

Veja o que se sabe até agora

Quando o submarino Titan desapareceu?

A comunicação com o submersível, de 6,5 metros de comprimento, foi perdida no último domingo (18), quase duas horas após o equipamento iniciar a descida em direção ao que restou do Titanic.

Quem estava no submarino Titan?

Estão a bordo do submersível o bilionário e aviador britânico Hamish Harding, presidente da empresa de jatos particulares Action Aviation; o empresário paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente do conglomerado Engro, e seu filho Suleman; o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions, a companhia responsável pelo Titan, que cobra 250 mil dólares (aproximadamente R$ 1,2 milhão) por turista.

A quantos quilômetros de profundidade está o Titanic?

O que sobrou do Titanic está no fundo do oceano, a quase 4 mil metros de profundidade e a cerca de 600 quilômetros da costa do Canadá.

James Cameron, diretor do filme Titanic, já visitou o navio?

Sim. O cineasta já mergulhou 33 vezes para visitar os destroços da embarcação. Ele, inclusive, lançou um documentário sobre isso, em 2003: "Fantasmas do abismo". Procurado pelo canal americano CNN, Cameron não comentou o desaparecimento do Titan no último domingo (18).