O conflito entre Rússia e Ucrânia chega ao 10º dia neste sábado (5). A invasão russa ao país ucraniano ocorreu na madrugada do dia 24 de fevereiro, e cidades como Kiev e Kherson viraram cenário de destruição.
Após uma semana de conflito, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, já sobreviveu a pelo menos três tentativas de assassinato, de acordo com o secretário de Segurança e Defesa Nacional, Oleksii Danilov.
Em meio às tensas negociações entre os países, o uso de corredores humanitários se tornou tema de debate na última quinta-feira (3). Apesar da Rússia e Ucrânia terminarem sem acordo, ambas permitiram o uso do recurso para garantir segurança em alguns locais estratégicos.
QUEDA DE KHERSON
Os russos tomaram a primeira grande cidade na Ucrânia, Kherson, um ponto estratégico entre a Crimeia, dominada pelo Kremlin, e o sul da Ucrânia. Uma ação militar para tomar a capital Kiev também foi intensa na quinta-feira (3).
O Diário do Nordeste traz a cobertura em tempo real dos acontecimentos mais importantes que desenham esse período dramático da história global.