A Rússia alertou os Estados Unidos, neste sábado (12), que suas tropas podem atacar os envios de armas ocidentais para a Ucrânia.
"Nós alertamos os Estados Unidos que a entrega de armas que eles estão orquestrando de uma série de países não é apenas um ato perigoso, mas também transforma esses comboios em alvos legítimos", alertou o vice-primeiro-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, em entrevista ao canal de televisão Pervy Kanal.
Ryabkov citou particularmente sistemas de defesa aérea portáteis e sistemas de mísseis antitanque. Ele também disse que as "garantias de segurança" que a Rússia exigiu do Ocidente, incluindo que a Ucrânia nunca se juntaria à Otan, não são mais válidas.
"A situação mudou completamente. A questão agora é alcançar a implementação dos objetivos de nossos líderes", disse ele, referindo-se à "desmilitarização" da Ucrânia exigida pelo Kremlin.
"Se os americanos estiverem dispostos, podemos, é claro, retomar o diálogo", acrescentou, observando que Moscou estava disposta, especialmente na questão dos acordos para limitar os arsenais nucleares. "Tudo depende de Washington", enfatizou.