O Catar, ou Qatar, é um país que fica localizado na parte ocidental do continente asiático. Em 2022, a nação sediará a Copa do Mundo FIFA, prevista para acontecer entre novembro e dezembro.
O território catariano faz fronteira somente com a Arábia Saudita, enquanto o restante é envolvido pelo Golfo Pérsico — estrutura geográfica em que uma grande parte do oceano entra em uma massa de terra.
A nação é considerada uma das mais ricas do mundo. A principal fonte desse capital é a abundância em recursos naturais, transformando-a em um dos principais produtores de petróleo e gás natural.
O sistema político do País é absolutista hereditário (passado de pai para filho) no formato de um emirado, comandado pela Casa de Thani. Ou seja, é administrado por um membro da classe dominante, chamado Emir. Atualmente, o xeique Tamim bin Hamad bin Khalifa Al Thani é responsável por governar a nação.
Ele está no poder desde 1995, quando assumiu a posição como o Emir mais novo, com apenas 30 anos. Antes o cargo era exercido pelo pai dele, Khalifa bin Hamad al Thani, que saiu do poder após um golpe de estado. O futebol é uma das paixões do xeique, que é líder da Qatar Sports Investiments, fundo que adquiriu o Paris Saint-Germain (PSG).
A religião oficial do Catar é o islamismo. A língua falada nele é o árabe, sendo que o árabe qatari é o dialeto local. O inglês é comumente usado como uma segunda língua. O país chegou a ser um protetorado do Reino Unido, mais conquistou a independência em 1971.
Qual é a capital do Catar?
A cidade de Doha é a capital e também a localidade com maior número de pessoas do País. Conforme o portal Brasil Escola, mais da metade da população catariana vive nela.
Localizada na porção leste, é limitada pelo Golfo Pérsico e possui um clima desértico, com temperaturas médias de cerca de 45 °C ao longo do verão.
Clima no Catar
A nação está localizada em uma região árida basicamente coberta por pouca vegetação. O clima predominantemente é o desértico, com temperaturas altas, que variam entre 14°C e 45°C.
O mês de julho costuma registrar as maiores temperaturas, enquanto o período entre dezembro e março a média reduz para 26°C. A incidência de chuva é baixa durante a estação mais quente, mas aumenta no início da estação fresca.
Copa do Mundo Catar
Devido ao clima caracterizado por temperaturas elevadas, chegando aos 45°C, o evento, que geralmente acontece no meio do ano, foi adiado para os últimos meses de 2022, entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro. No período, os termômetros registram média de 26°C no país.
Segundo a Fifa, oito estádios sediarão os jogos da competição, que acontece em seis cidades da nação, incluindo a Capital Doha.
São eles:
- Estádio 974 (Doha)
- Estádio da Cidade da Educação (Al Rayyan)
- Estádio Ahmed bin Ali (Al Rayyan)
- Estádio Nacional Lusail (Lusail)
- Estádio Al Janoub (Al Wakrah)
- Estádio Internacional Khalifa (Doha)
- Estádio Al Thumama (Al Thumama)
- Estádio Al Bayt (Al Khor)
No país, é considerado crime manter relações sexuais consensuais com pessoas do mesmo sexo, e pode gerar até pena de morte. No entanto, em 2021, o presidente-executivo do comitê organizador do torneio, Nasser Al Khater, declarou que a nação acolheria o público LGBTQIA+ durante o torneio.
Outra regra do estado é que somente muçulmanos podem consumir bebidas alcoólicas, especificamente em locais privados. No entanto, será liberado a ingestão para torcedores que comparecerem aos jogos e estejam em camarotes, segundo informou a empresa responsável pelos pacotes de hospitalidade da Fifa, MATCH, em fevereiro ano passado.
O Catar não exige visto dos viajantes brasileiros, que podem permanecer no país por até 30 dias sem visto. As únicas obrigações destinadas aos turistas do Brasil são: passaporte válido por mais de seis meses, com pelo menos duas páginas em branco, além da apresentação das passagens de ida e volta e o seguro viagem.