A pequena ilha de Nauru, no Oceano Pacífico, celebrou um "recorde mundial" de vacinação contra a Covid-19: toda a sua população adulta recebeu a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. O local é um dos poucos países do mundo que não registrou casos da doença.
Em um mês, 7.392 pessoas receberam a primeira dose do imunizante no país, o que representa 108% da população adulta registrada em censo oficial — o número de vacinados inclui pessoas estrangeiras. O governo nauruense anunciou que a campanha de vacinação superou as expectativas.
"A força-tarefa responsável pela luta contra o coronavírus celebra este recorde mundial e agradece a todos os habitantes que contribuíram para que Nauru continue sendo um lugar livre de Covid-19", ressaltou o governo em comunicado.
O presidente da força-tarefa, Kieren Keke, reconheceu que o menor Estado insular do mundo teve sorte de ter doses suficientes para vacinar toda a população adulta. Nauru recebeu doses da vacina AstraZeneca por meio do programa Covax Facility, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para garantir o acesso equitativo à vacinação contra a Covid-19 em 200 países.
"Na chegada de qualquer viajante, existe o risco de o coronavírus entrar em Nauru e os recentes acontecimentos em Papua Nova Guiné, Fiji e Índia demonstraram a rapidez com que a situação pode evoluir", afirmou Keke. Ele também frisou que os moradores da ilha continuarão a ser submetidos a testes.