O Pentágono anunciou, no último domingo (13), o envio de um sistema de defesa antimísseis de grande altitude, conhecido como thaad, para Israel. O equipamento será operado por uma equipe de militares americanos e visa reforçar as defesas aéreas do país aliado após ataques do Irã em 13 de abril e 1º de outubro.
A medida foi autorizada pelo secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin. Em comunicado, o porta-voz do Pentágono, general Pat Ryder, destacou a importância de apoiar Israel em um momento de crescente tensão na região.
O QUE É O THAAD
Thaad, que significa "Terminal High Altitude Area Defense", ou "Defesa Terminal de Área de Alta Altitude" em português, é um sistema de defesa antimísseis projetado para interceptar e destruir mísseis balísticos de curto e médio alcance em sua fase terminal, ou seja, quando estão retornando à Terra.
O sistema utiliza um radar avançado para detectar e rastrear os mísseis, e é equipado com mísseis interceptores que podem ser lançados para neutralizar a ameaça antes que ela atinja seu alvo.