Ex-deputado pastor Cavalcante tem bens apreendidos e é conduzido à delegacia no Maranhão

Religioso é suspeito de praticar ‘rachadinha’ durante mandato na Assembleia Legislativa maranhense

Legenda: Pastor Cavalcante é alvo de operação do MPMA por suspeita de 'rachadinha'
Foto: Divulgação/Agência Assembleia Legislativa do Maranhão

O ex-deputado estadual do Maranhão, José Alves Cavalcante, conhecido como pastor Cavalcante, foi alvo de mandados de busca e apreensão do Ministério Público do Estado, nesta quarta-feira (3). Ele é suspeito de “rachadinha”, que é a devolução de parte do salário de assessores parlamentares. Na operação, o religioso foi conduzido à delegacia de Imperatriz (MA), por conta de posse irregular de arma.

A ação apreendeu documentos, bens, computadores, celulares e arma de fogo nos municípios de Imperatriz, Açailândia e Governador Edison Lobão. Além dos imóveis do ex-parlamentar, as residências do filho dele, Jefte Cavalcante, e do tesoureiro das igrejas vinculadas ao líder religioso, José Félix Costa Júnior, também foram alvos da operação.

Veja também

Segundo as investigações, a ‘rachadinha’ era executada por familiares e funcionários da confiança do pastor Cavalcante. Eles recebiam grandes quantidades de dinheiro em espécie para realizar depósitos com ou sem identificação.

Indícios também apontam que vários assessores do gabinete do ex-deputado sacavam salários em espécie em caixas eletrônicos ou na própria agência bancária de forma sistemática, durante o mandato do religioso na Assembleia Legislativa maranhense.

‘Operação Damnare Avaritia’ ocorreu nos municípios de Imperatriz, Açailândia e Governador Edison Lobão
Legenda: ‘Operação Damnare Avaritia’ ocorreu nos municípios de Imperatriz, Açailândia e Governador Edison Lobão
Foto: Divulgação/MPMA

A ‘Operação Damnare Avaritia’ do Ministério Público foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MPMA, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).