Fenômeno bastante aguardado por muitos brasileiros, o eclipse solar total só poderá ser visto no Brasil em 2045. Nesta segunda-feira (8), o dia se transformará em noite por alguns minutos, mas terá visualização em apenas 200 quilômetros de largura da Terra.
O fenômeno só poderá ser visto no México, Canadá e Estados Unidos. Além das terras norte-americanas, o eclipse poderá ser observado parcialmente em algumas localidades da Europa.
No Brasil, o momento poderá ser visualizado nas redes sociais da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) e do Observatório Nacional.
Em outubro de 2023, brasileiros puderam ver o eclipse solar do tipo anular no País.
QUAL O HORÁRIO DO ECLIPSE SOLAR TOTAL?
Os interessados em acompanhar o fenômeno deverão ficar atentos ao horário em que ele poderá começar a ser visto, a partir das 15h07, no horário de Brasília, de acordo com informações do jornal O Globo.
TRANSMISSÕES AO VIVO
Aqueles que não estiverem na rota do evento astronômico, poderão acompanhar a transmissão do acontecimento através das redes sociais da Nasa, agência espacial estadunidense. A organização também transmitirá o eclipse em seu canal do YouTube. O ao vivo do fenômeno pode ser acompanhado no vídeo abaixo:
Com a esperança de captar mais de 90 minutos de imagens do fenômeno para análises científicas posteriores, a agência posicionou fotógrafos ao longo de todo o caminho em que o eclipse poderá ser observado. No México e Estados Unidos, por exemplo, mais de 70 pessoas foram escaladas para a operação.