Uma imagem tirada de uma superfície curiosa em Marte chamou atenção dos cientistas da Nasa por conta do formato de uma pequena flor. O registro foi feito pelo rover Curiosity, robô da Nasa, e recebeu o nome de 'Blackthorn Salt'.
Segundo análise dos envolvidos no projeto, o material em questão é formado por estruturas de minerais precipitantes na água. O sensor Mars Hand Lens Imager foi utilizado para fazer as imagens de perto.
Dessa forma, os cientistas já explicaram que o material não se trata de uma flor, isso porque o planeta vermelho não tem água no solo atualmente, tornando improvável que alguma planta floresça por lá.
"Já vimos estruturas como essas antes, com destaque para Pahrump Hills. Lá, as feições eram feitas de sais, chamados sulfatos", explicou Abigail Fraeman, uma das cientistas da missão Curiosity.
Além disso, os estudos revelaram que o componente estava em uma rocha que enfrentou um processo de erosão. Como os aglomerados minerais não erodiram, a estrutura permaneceu.
Como o registro foi feito?
O robô Curiosity possui um sensor capaz de fazer registros em close-up, um plano de câmera bem próximo. Dessa forma, esse dispositivo, chamado de MAHLI, consegue mostrar minerais e texturas nas superfícies das rochas.
A câmera é uma versão da lente de aumento presente na mão do rover, que é usado no trabalho de campo pelos geólogos.