Patroa de babá que pulou de 3º andar de prédio é vaiada por vizinhos na Bahia; veja vídeo

Melina Esteves França é investigada por cárcere privado

Escrito por Redação ,

Melina Esteves França, investigada por manter a babá dos filhos dela em cárcere privado em Salvador (BA), foi vaiada por vizinhos na noite dessa quinta-feira (26). As vaias se deram após a mulher voltar de delegacia, onde prestou depoimento sobre o caso da ex-funcionária Raiana Ribeiro da Silva, 25 anos, que pulou do 3º andar de prédio ao fugir da patroa. As informações são do portal G1.

Nas imagens, é possível ouvir vizinhos vaiando a mulher, acompanhada do advogado, e a chamando de criminosa. Ela foi ouvida por seis horas na delegacia do bairro Boca do Rio, na capital baiana, onde também foi vaiada ao sair. Melina Esteves França preferiu não falar com a imprensa na ocasião.

Conforme o Ministério Público do Trabalho (MPT), a investigada afirmou que Raiana Silva se jogou no basculante do banheiro, onde teria se trancado após luta corporal com a patroa. Melina também disse que teria acionado a Polícia antes da queda.

Versão da babá

Em depoimento nessa quinta, Raiana Silva disse ter sido trancada no banheiro. Após ser ouvida, ela afirmou ainda estar com muita dor. Ela sofreu uma fratura no pé e terá de ficar alguns dias sem sair da cama.

Vídeo gravado por um morador do bairro do Imbuí, em Salvador, mostra o momento em que a babá ficou entre edifícios após pular da janela na fuga. Além de Raiana, outras seis ex-funcionárias de Melina relataram agressões ou falta de pagamento no trabalho.

Outras funcionárias denunciaram ex-patroa

Outra mulher, que preferiu não revelar a identidade, procurou a delegacia depois da denúncia de Raiana. A mulher afirmou ter sido, em junho, babá das trigêmeas filhas de Melina, que têm um ano e nove meses.

Na denúncia, a mulher relatou agressões e maus-tratos sofridos durante 15 dias, além da falta de pagamento pelo serviço. Segundo ela, o horário de trabalho era das 8h às 20h, sem carteira assinada.

"Meu trabalho era brincar mais com as meninas. Tinha uma hora que eu estava cansada e ela falou: 'sua obrigação aqui é você cuidar das meninas, você brincar com as meninas, você não pode parar de brincar, você tem que brincar com as meninas'", narrou a ex-funcionária.

Sentindo-se cansada, a ex-babá, que sofre problema no joelho, disse ter sido questionada por Melina. "Ela me deu uma puxada: 'eu estou pagando você para quê? É para brincar'", disse, complementando em seguida: "Apesar que não me pagou; está me devendo".

A TV Bahia teve acesso a mensagens trocadas entre patroa e funcionária, que cobrava pagamento. Melina França, em áudio, responde à ex-babá com ofensas: "Sua preguiçosa! Que você quer trabalhar em lugar nenhum. Venha pegar aqui seu dinheiro e pronto".

Outra mulher, que também preferiu não se identificar, também relatou falta de pagamento após dois meses de trabalho para Melina França, em 2019. "Quando chegou a data que eu fui cobrar ela, ela me ameaçou. Começou a gritar dentro do apartamento dizendo que eu queria bater nela", afirmou.

"Eu peguei a minha bolsa, desci o elevador e fui embora. No mesmo dia fui na 12ª [delegacia] e prestei queixa contra ela".

Denúncias similares

As denúncias de pelo menos seis ex-funcionárias de Melina França são similares: comportamento agressivo da patroa, falta de registro e recusa de pagar pelo trabalho de babás ou trabalhadoras domésticas.

O advogado das vítimas, Bruno Oliveira, destaca os fatos como "idênticos". "Mantinha-se as empregadas em cárcere privado, privava-se do celular, de alimentação, bebida e todas não recebiam o seu salário para o seu trabalho", enumera o profissional.

Assuntos Relacionados