Vai festejar no Réveillon? Nutricionista dá três dicas para evitar ressaca após a festa

A boa hidratação do corpo é fundamental para amenizar os efeitos da bebida alcoólica

Escrito por Raísa Azevedo , raisa.azevedo@svm.com.br
festa de réveillon
Foto: Shutterstock

Mais uma virada de ano está chegando e, com o intuito de aproveitar ao máximo o momento e evitar qualquer desconforto, é preciso tomar alguns cuidados para garantir a saúde antes, durante e depois da festa de Réveillon. Durante as celebrações de fim de ano, o momento é propício a exageros alimentares e de bebidas alcoólicas.

Pensando nisso, o Diário do Nordeste conversou com a nutricionista Mirella Sales*, que listou dicas para ajudar a amenizar os efeitos da ressaca (Veja lista abaixo).

Dicas para evitar ressaca após o Réveillon

1. Evite ficar com o estômago vazio

Beber álcool sem estar alimentado pode trazer malefícios para a saúde, por isso, a especialista aconselha se alimentar bem ao longo do dia e evitar pular refeições, preparando, assim, o corpo para a festa.

"Ao beber, o corpo atua aumentando o hormônio chamado cortisol, que gera a oferta de energia do nosso corpo, ou seja, aumentando o apetite. Sendo assim, faça boas escolhas durante a festa, evitando os embutidos e frituras e dando preferência ao peru, azeite, castanhas, arroz, lentilha, salada e frutas", afirma.

2. Hidrate-se

Conforme a nutricionista, o álcool tem alto poder de desidratação corporal, por isso, é indicado o consumo de água ou suco de frutas, principalmente no intervalo entre uma bebida alcoólica e outra.

Veja também

3. Retome sua rotina

"Para aqueles que deram alguns deslizes nas dicas acima, o período após festa serve para desintoxicar e desinchar o organismo. A melhor forma é retornando a uma rotina de alimentação saudável e exercícios normalmente", aconselha a especialista.

Chás com alto poder antioxidante e diurético como o chá-verde, de hibisco, cavalinha e hortelã também são indicados.

"Naturalmente, nosso corpo precisa ser hidratado constantemente, quando bebemos e praticamos exercício, essa necessidade aumenta ainda mais", diz.

*Mirella Sales é nutricionista clínica e esportiva, formada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Assuntos Relacionados