Anis-estrelado: o que é, para que serve e como fazer o chá

A planta possui propriedades analgésicas, antissépticas, anti-inflamatórias, antibacterianas e calmantes

Escrito por Raísa Azevedo , raisa.azevedo@svm.com.br
Anis-estrelado
Legenda: O anis-estrelado pode ser encontrado em sua forma seca em supermercados, lojas de produtos naturais e pela internet
Foto: Shutterstock

O anis-estrelado, também chamado de estrela-de-anis, é uma planta medicinal originária da China, considerada uma especiaria de uso terapêutico e culinário.

A planta é popularmente conhecida pelas suas propriedades analgésicas, antissépticas, anti-inflamatórias, antibacterianas e calmantes, explica a nutricionista Sabrina Lima*. Na culinária, a estrela-de-anis é usada como aromatizante para caldos, sopas e massas.

Estrela-de-anis
Foto: Shutterstock

Informações nutricionais

O anis-estrelado é rico em proteínas, fibras, vitamina A, C, e minerais como ferro, magnésio, cobre e cálcio. Cem gramas da especiaria possuem, aproximadamente, 300 kcal.

Benefícios do anis-estrelado

  • Relaxamento: o consumo de anis-estrelado tem a capacidade indutora do sono, proporcionando uma sensação de relaxamento e bem-estar, devido à presença das vitaminas do complexo B;
  • Antisséptico: a planta possui a substância anetol, que tem efeito antisséptico;
  • Antibacteriano: também por conta do anetol, que atua contra os micro-organismos invasores ao nosso organismo, o anis-estrelado é recomendado para combater gripes e resfriados;
  • Anti-inflamatório: pode ser utilizado em quadro de cólicas intensas.

Propriedades analgésicas e enzimas digestivas

A substância anetol, presente no anis-estrelado, tem efeitos expectorante e anti-inflamatório, favorável às enzimas digestivas. A planta também é indicada para o tratamento de feridas, contusões e focos de inflamação do corpo.

Veja também

Quais as contraindicações?

A especialista alerta que a estrela-de-anis deve ser evitada por gestantes ou lactantes, crianças, pacientes com quadro de gastrite, síndrome do intestino irritável, colite ulcerosa, epilepsia, Parkinson e enfermidades neurológicas. O uso em doses elevadas ou o uso prolongado pode ser tóxico, causando vômitos, náuseas, delírios e convulsões.

Como fazer o chá

Chá de anis-estrelado
Foto: Shutterstock

Ingredientes

8 estrelas de anis, de preferência trituradas, e 200mL de água.

Modo de preparo

Ferva a água e em seguida acrescente o anis. Deixe em infusão por cerca de 10 minutos.

Indicações

Beba 1 xícara, pelo menos 2x ao dia, após as refeições. Não precisa acrescentar açúcar ou adoçante para que a ação do chá tenha melhor efeito.

Onde comprar?

O anis-estrelado pode ser encontrado em sua forma seca em supermercados, lojas de produtos naturais e pela internet.

 

*Sabrina Lima é nutricionista, graduada pela Unifanor Wyden e pós-graduada em nutrição materno-infantil pelo Centro Universitário Estácio de Sá. Atua como nutricionista em clínica em Fortaleza. 

Assuntos Relacionados