O que é a Síndrome da pessoa rígida, doença que fez Celine Dion adiar shows

Cantora revelou batalha contra a síndrome

A cantora Céline Dion precisou cancelar a turnê prevista para 2023 após descobrir que vive com a síndrome da pessoa rígida. Em relato emocionado publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (8), Céline revelou que está sendo muito difícil lidar com a doença.

Segundo o Instituto Nacional de Desordens Neurológicas dos Estados Unidos, a síndrome da pessoa rígida é uma condição neurológica rara e progressiva. Entre os sintomas, estão a rigidez dos músculos dos braços e das pernas, intensa sensibilidade auditiva e estresse emocional, que pode causar espasmos musculares. 

Com a evolução da síndrome, os pacientes podem desenvolver posturas anormais, geralmente curvadas. Algumas pessoas podem também perder a capacidade de andar e se movimentar. 

A perda dos reflexos pode gerar quedas constantes, aumentando os riscos de lesões. Além disso, a sensibilidade aos sons pode causar espasmos e tombos. 

A síndrome afeta duas vezes mais mulheres que homens. O diagnóstico definitivo é realizado com um exame de sangue que mede o nível de anticorpos descarboxilase de ácido glutâmico (GAD). 

A ciência, no entanto, não identificou a causa exata da condição. A hipótese é que seja gerada por uma resposta autoimune que deu errado, já que a doença pode estar associada a outras doenças autoimunes, como diabetes, vitiligo, anemia e alterações na tireoide. 

O diagnóstico pode ser confundido com a doença de Parkinson, esclerose múltipla e fibromialgia. O tratamento inclui o uso de medicamentos relaxantes musculares. Além disso, a terapia com imunoglobulina intravenosa pode reduzir a rigidez e a sensibilidade ao som.  

Relato emocionado

Em vídeo direcionado aos fãs, Celine afirmou que foi diagnosticada recentemente com a síndrome e que os frequentes espasmos musculares afetam sua rotina. 

"Enquanto ainda estamos aprendendo sobre essa condição rara, agora sabemos que ela tem causado todos os espasmos que tenho tido. Infelizmente, os espasmos afetam todos os aspectos da minha vida. Algumas vezes, os espasmos dificultam de andar e não permitem minhas cordas vocais cantarem da forma que sou acostumada", afirmou. 

Para focar na sua saúde, a artista precisou adiar a turnê prevista para começar em fevereiro de 2023, na Europa. Alguns shows foram cancelados, enquanto outros foram adiados para 2024. "Estou trabalhando duro todo dia para recuperar minha força e minha habilidade para performar novamente, mas tenho que admitir que está sendo uma luta", afirmou. 

A decisão dolorosa de pausar a carreira foi inevitável, segundo Dion. Completamente focada em seu tratamento, ela afirmou ter esperança de que está no caminho da recuperação. 

Tudo que sei é cantar. É o que eu fiz em toda a minha vida. E é o que eu mais amo fazer. Sinto muita falta de vocês. Sinto falta de ver todos vocês, de estar no palco cantando para vocês. Eu sempre dou 100% de mim nos meus shows, mas minha condição não me permite fazer isso agora. 
Celine Dion
Cantora

Céline disse que conta com uma equipe médica 'ótima', que trabalha na sua recuperação, e que está tendo o suporte dos filhos. Ela também agradeceu às mensagens de carinho que recebeu dos fãs nas redes sociais.