O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisará passar por novo procedimento para completar a cirurgia do tratamento de uma hemorragia intracraniana. Trata-se de uma embolização de artéria meníngea média, que será realizada na manhã desta quinta-feira (12).
Esse procedimento é um tipo de cateterismo voltado para interromper o fluxo de sangue, sendo comum em pacientes que se submetem à drenagem de hematoma cerebral, como é o caso do chefe do Executivo.
A medida complementar, que deve durar menos de uma hora, é considerada simples, minimamente invasiva e de baixo risco. É o que anunciou Roberto Kalil Filho, médico do presidente, em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (11).
“Quando você drena o hematoma, existe uma pequena possibilidade de, no futuro, as pequenas artérias da meninge ainda causarem um pequeno sangramento. Então, isso não é impossível acontecer. Este procedimento complementar ao procedimento cirúrgico é para minimizar o risco de isso acontecer, isso faz parte dos protocolos atuais”
O procedimento consistirá na introdução de um cateter até o local onde ocorrerá a embolização – fechamento dos vasos. A equipe ainda decidirá se será utilizada sedação ou anestesia geral no procedimento.
Quadro de saúde estável
Em coletiva de imprensa realizada no final da tarde desta quarta, o Dr. Roberto Kalil Filho garantiu que o presidente se encontra bem, com quadro estável e conversando.
"A cirurgia transcorreu sem nenhuma intercorrência. Foi feita a drenagem, a trepanação e retirada daquele hematoma. A evolução do presidente foi ótima. Ele se encontra bem, sentado, comendo e se alimentando".
Kalil acrescentou, ainda, que a complementação da cirurgia não será feita em um centro cirúrgico, já que é possível realizar em uma sala de cateterismo. Na quinta, o médico também detalhou Lula irá retirar o dreno.
Confira o comunicado da equipe do hospital na íntegra:
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece sob cuidados intensivos no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares.
Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã.
Outras atualizações serão dadas durante coletiva de imprensa a ser realizada amanhã às 10 horas.
O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio.