Coletor menstrual: veja como usar e como funciona

Item pode ser utilizado em qualquer idade a partir do início do ciclo menstrual

Absorvente interno ou externo, calcinha absorventes e coletor menstrual. Os tipos de produtos que podem ser utilizados durante a menstruação são diversos. No entanto, o debate sobre o uso dos coletores menstruais tem crescido, chegando a ser alvo de detalhamento em perfis especializados na saúde feminina.  

Buscando se aprofundar no assunto, o Diário do Nordeste conversou com a ginecologista e sexóloga Bárbara Barros*, que apontou o coletor como uma alternativa que pode servir para qualquer mulher que já iniciou o ciclo menstrual, independentemente da idade.

Segundo ela, o produto tem a vantagem econômica de ser mais barato do que os absorventes a longo prazo. Isso porque pode ser reutilizado mensalmente. Assim, os coletores menstruais também são ecologicamente sustentáveis, já que geram bem menos lixo para o meio ambiente.

O que é um coletor menstrual?  

O coletor menstrual é um pequeno copo feito de silicone hipoalergênico que é flexível e maleável, podendo ser utilizado durante a menstruação. Ele é colocado dentro do canal vaginal e coleta o sangue menstrual, substituindo a necessidade de absorventes. 

Como funciona?  

O coletor é inserido no canal vaginal, evitando o vazamento de sangue. “Por ser feito de um material maleável, ele se molda à nossa vagina e forma um vácuo", detalha Bárbara. 

Quais benefícios do coletor menstrual para a saúde feminina?  

  • O coletor não gera um cheiro desagradável, já que não entra em contato com o ar; 
  • Possibilita o autoconhecimento da mulher, que precisa tocar o próprio corpo e sentir a vagina; 
  • Recomendado para mulheres que tenham alergia ao absorvente; 
  • Mais prático por ter um maior intervalo de troca em comparação com a calcinha menstrual e os absorventes comuns.  

 

Como usar?  

O coletor menstrual deve ser inserido durante o período de sangramento. Conforme Bárbara, são diversas as dobras e posições para inserir o produto. É possível colocar o coletor estando agachada; deitada; sentada no vaso sanitário; e até com uma perna elevada e apoiada sobre o vaso. 

Se ele for inserido corretamente, a mulher não sentirá a presença do copinho e só precisará tirar quando ele ficar cheio. O tempo de uso varia a depender do volume da menstruação, sendo possível ficar com o produto por até 12h.  

É necessário que, a cada retirada, o copo seja esvaziado e higienizado com água e sabão neutro antes de ser inserido novamente.  

Dentre os cuidados na retirada, a ginecologista aponta que é preciso “desfazer o vácuo e não simplesmente puxar ele, porque pode haver desconforto”.  

A partir de qual idade pode ser utilizado? 

O coletor pode ser usado em qualquer idade a partir do início do ciclo menstrual. No entanto, a especialista alerta que no caso das mulheres que ainda não tiveram relação sexual com penetração, o copinho pode vir a romper o hímen.  

Por isso, é importante que a jovem esteja ciente de que a pele localizada logo no início do canal vaginal pode ser rompida. “Essa informação deve ser discutida com a mulher para a melhor decisão sobre o uso ou não do coletor”, aponta.  

Bárbara recomenda usar lubrificante para facilitar a entrada e reduzir o desconforto da primeira vez que o coletor for inserido. Além disso, a mulher pode experimentar introduzir o dedo e sentir o canal vaginal para se familiarizar com ele.  

Quanto tempo o coletor pode ser utilizado?  

O coletor menstrual pode ser utilizado por uma média de 3 a 5 anos, variando a depender do fabricante do produto.  

Para conservar por mais tempo, é necessário manter uma rotina de higienização, como ferver antes de usar no primeiro dia e após o término do sangramento quando for guardar. 

Quais os tamanhos de um coletor menstrual?  

Os tamanhos dos coletores menstruais podem variar a depender da marca, mas a indicação sempre está presente na embalagem do produto. Algumas marcas disponibilizam dois tamanhos — considerando a idade da mulher e se ela teve filhos ou não.  

Recentemente, algumas marcas também produzem um modelo menor focado no público adolescente.  

Dobras do coletor menstrual  

Já em relação às dobras, Bárbara apontou que cada tipo é particular. As mulheres podem buscar vídeos na internet que ensinem as possibilidades. “Só testando para saber qual a melhor para você”, concluiu. 

 

*Bárbara Barros, ginecologista, sexóloga e sócia da Casa Cordão. Perfil do Instagram: @barbara.barrosl