Chá matcha: quais os benefícios e como fazer

Bebida oferece diversos benefícios para a saúde

De diversas cores, sabores e aromas, o chá é considerado uma das bebidas não alcoólicas mais consumidas do mundo, ao lado da água e do café. A bebida surgiu há mais de 4 mil anos, na China. 

Atualmente, variações da bebida, como chá verde e o chá branco, vêm conquistando as pessoas, principalmente, quando a erva é rica em propriedades benéficas para a saúde. Esse é o caso do chá matcha.

A legislação brasileira vigente trata o chá como alimento. Assim, não são permitidas alegações terapêuticas ou medicamentosas nos rótulos dos produtos.

Chá matcha 

Débora Moura**, nutricionista clínica e esportiva, conta que o matcha é produzido com folhas jovens de camellia sinensis. Essas folhas secas são chamadas de "tencha" e, ao serem pulverizadas em moinhos de pedras exclusivos, são denominas matcha. 

Quais os benefícios do chá matcha? 

A bebida oferece benefícios em diversas áreas terapêuticas, como oncologia, endocrinologia e neurologia.

De acordo com Débora Moura, estudos apontam que os polifenóis presentes no matcha apresentam alta capacidade antioxidante e anti-inflamatória, papel relevante na regulação da glicose sanguínea e renovação de células alfa pancreáticas, essenciais na produção de insulina corporal. 

A especialista reforça ainda que a cafeína presente no matcha também atua na regulação da homeostase dos vasos sanguíneos.

Outros estudos apontam propriedades antivirais e impactos na função cognitiva e doenças neurodegenerativas.   

Como fazer o chá? 

Modo de preparo:

  1. Ferva a água;
  2. Espere aproximadamente cinco minutos para que ela esfrie;
  3. Misture a erva. 

Chá Matcha

Onde encontrar o chá matcha?

Lojas de produtos naturais

Qual a diferença entre chá matcha e chá verde?

O chá matcha e o chá verde possem composição fitoquímica diferentes, ou seja, os componentes presentes em ambas as ervas, como por exemplo, cafeína, ácidos fenólicos, rutina, quercetina, vitamina c, clorofila e teanina estão distribuídos em distintas quantidades. O que acaba contribuindo também para as diferenças de sabores e aromas de ambos. “Por sua forma de cultivo ser na sombra e processada de maneira mais natural, o matcha apresenta um maior teor de catequinas, que são essas substâncias antioxidantes e também de cafeína, aminoácidos e clorofila. Tornando-se um chá mais forte e potente”, explica a especialista.

Quais os efeitos colaterais?

Quando consumido em excesso, o chá matcha pode causar efeitos secundários como dores no estômago, insônias, dores de cabeça, diarreia, azia e outros sintomas. Débora Morais conta que não existe uma recomendação exata para o consumo de chás, no entanto, o matcha é recomendado de 15 a 20 gramas por dia, em formato de pó (no máximo 4 xícaras por dia). É indicado também evitar o consumo de chá com o estômago vazio, pois, por possuir taninos, pode ocorrer aumentos dos ácidos estomacais, provocando náuseas. Também não é indicado o consumo do chá muito próximo das refeições principais, para que a bebida não atrapalhe a absorção de micronutrientes, como ferro e cálcio. O melhor, portanto, é tomar o chá entre as refeições.

Quando é contraindicado?

O chá matcha é contraindicado para pessoas que sofrem de insônia, gastrite, úlcera, e doenças cardíacas. Isso porque a erva presente na bebida é rica em cafeína, substância que quando consumida em excesso pode causar prejuízos a saúde. A nutricionista conta que estudos revelam evidências que o consumo de polifenóis, presentes no chá matcha, podem levar à partos prematuros e má formação do bebê. Conforme a Diretriz Brasileira de Cardiologia Fetal de 2019, é recomendado o uso restritivo de produtos com polifenóis até o último trimestre de gestação. Quem faz uso de medicamentos anticoagulantes também deve evitar, porque a vitamina K, presente no chá, bloqueia a ação desses remédios.

Receitas saudáveis com matcha 

Smoothie de banana com matcha 

Ingredientes: 

  • 1 banana;
  • 250 ml de leite líquido;
  • Matcha em pó. 

Modo de preparo:

Misture os ingredientes e bata no liquidificador. 

Bolo de caneca sabor matcha 

Ingredientes: 

  • 4 colheres de sopa de farinha de aveia 
  • 1 colher de chá de pó de matcha 
  • 1/4 colher de chá de fermento em pó 
  • 1 colher de sopa de stevia natural 
  • 3 colheres de sopa de leite desnatado 
  • 1/2 colher de sopa de óleo vegetal 

Modo de preparo

  1. Adicione todos os ingredientes em uma caneca grande para micro-ondas
  2. Misture com um batedor pequeno até que a massa fique lisa e uniforme
  3. Leve ao micro-ondas por aproximadamente 1 minuto
  4. Logo em seguida, deixe esfriar e sirva

Matcha Lemonade 

Ingredientes 

  • 1 xícara de água quente 
  • Adoçante stevia natural a gosto 
  • 2 xícaras de suco de limão fresco 
  • 1 1/2 colher de sopa de matcha
  • 3 1/2 xícaras de água gelada 

Modo de preparo:

  1. Despeje o adoçante e a água quente em uma vasilha e mexa até que o açúcar dissolva.
  2. Misture o suco de limão e o matcha.
  3. Em seguida, coloque a mistura no liquidificador e bata até que tudo fique homogêneo.
  4. Após isso, transfira a mistura para um jarro grande e misture com água gelada.
  5. Deixe descansar por 5 minutos.
  6. Mexa mais uma vez e sirva.

**Débora Moura é nutricionista pós-graduada em nutrição clínica e esportiva com especialização em emagrecimento e comportamento alimentar.

*Sob supervisão de Mariana Lazari.